Comerciante indenizará família de assaltantes [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet.
Comerciante vai indenizar família de assaltantes.

Comerciante indenizará família de assaltantes? 

Olá pessoal. Está circulando pela Internet um vídeo mostrando um comerciante reagindo a um assalto. As imagens não serão divulgadas neste post. O homem disparou e acertou os dois bandidos e o criminosos não resistiram aos ferimentos e morreram. O caso ocorreu em Caldas Novas, no estado de Goiás, e ganhou repercussão e também outras versões. Uma delas diz que o comerciante terá que indenizar a família dos bandidos, um jovem de 18 anos e outro de 19 anos. Será? 

"Mesmo agindo em legítima defesa, o comerciante tirou a vida de dois jovens que davam sustento à suas famílias ... As famílias desses rapazes não têm condições financeiras, e dependiam deles para se manterem. Ao tirar a vida dos dois, o comerciante também tirou a renda da família, que agora não tem como sobreviver...", diz um trecho do texto atribuído a a diretora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Goiás, Carmén Santucci. Esta circula pelo Facebook e também pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. 

Apesar de ter gerado muitos comentários, trata-se de uma informação FALSA. Já começa pelo fato de citar a diretora de uma Secretaria de Direitos Humanos que não existe. Outro fato que chama a atenção e podemos conferir acessando o site do Governo do Estado de Goiás é que na verdade, o estado tem a Secretaria Cidadã e Direitos Humanos é uma Superintendência Executiva. Cabendo ressaltar ainda que a atual superintendente se chama Onaide Santillo e não Carmén Santucci como diz o texto que circula pela internet.

"A indenização mede-se pela extensão do dano", conforme determina o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 944. Cabendo ressaltar que deve-se analisar a relação entre a culpa do agente e o dano causado. Neste caso, o comerciante agiu em legítima defesa, ou seja, ele é que foi vítima de uma ação criminosa. Logo, se alguém tivesse que receber indenização NÃO seria a família dos bandidos. 

Conclusão

Essa história de que um comerciante de Caldas Novas terá que indenizar família de assaltantes é FALSA. 

Comentários