Narguilé vira moda entre jovens brasileiros.

Assunto: Narguilé vira moda entre jovens.

100 vezes mais potente que cigarro, Narguilé vira moda entre jovens.

Olá pessoal. Me chamou a atenção uma reportagem da agência de notícias "BBC" sobre o uso do narguilé no Brasil. A matéria de Felipe Souza traz à tona um fato que já virou rotina em São Paulo e que pode ter sérias consequências em um futuro próximo para muitos jovens. Uma vez que, o produto comercializado livremente em tabacarias é considerado 100 vezes mais potente que cigarro, de acordo com a reportagem.
Narguilé vira moda entre jovens brasileiros.
O narguilé é um cachimbo de água. Que funciona da seguinte maneira: "O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado - e eliminado em seguida - pelo usuário. O fumo, também conhecido como essência, é composto de tabaco e frutas ou aromatizantes".

O que cria uma imagem de que o produto é inofensivo é o sabor das essências quanto as variedades de cores do narguilé. "Um cheiro semelhante ao de um chiclete sabor melancia preenche o ambiente decorado com luzes coloridas de neon", diz a reportagem da BBC. Além disso, outro fato que torna o uso do narguilé mais popular entre os jovens é que trata-se de um produto barato. "Custa R$ 30 a primeira sessão e R$ 10 cada vez que é recarregado".

Mas especialistas alertam o uso coletivo de narguilé pode transmitir doenças infectocontagiosas, como hepatite, herpes e tuberculose. E também pode causar doenças respiratórias, coronarianas e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, boca, bexiga e leucemia.

A doutora Jaqueline Scholz, cardiologista coordenadora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Incor, disse que o narguilé tem um alto teor de nicotina. A especialista alerta ainda que ele é uma porta de entrada para o cigarro ou cigarro eletrônico. "O sabor torna esse uso mais agradável e atrai mais gente. Você é atraído pelo cheiro, pela cor (...) precisa é acabar com esse mito de que o narguilé é seguro", explicou a cardiologista.

A matéria completa sobre o uso de narguilé pode ser lida no site da "BBC".

Comentários