Estudante afirma que foi eliminada do Enem por ter moedas no bolso.

Uma estudante afirma que foi eliminada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (12/11) por ter duas moedas no bolso. Mayane Cecília, de 16 anos, diz que pediu para ir ao banheiro, quando o detector de metais acionou. "Não estou acreditando que fui eliminada por causa de duas moedas". A informação foi divulgada pelo portal G1. 

Segundo a reportagem, Mayane Cecília tentou argumentar com os fiscais para evitar a eliminação e chegou a passar mal, mas foi convencida e se retirou do local de prova. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a candidata foi eliminada do exame por estar portando lapiseira.

A coordenadora do Inep disse que a participante seria eliminada e questionou se ela havia lido o edital do Enem. A estudante disse que leu apenas por alto, pois fazia a prova por experiência. O órgão concluiu que ao preencher o termo de eliminação, foi marcado o item 19, que proíbe a utilização de lapiseira, entre outros materiais. 

Mayane Cecília confirmou ao 'G1' que assinou o documento, porém disse que não leu o conteúdo do termo de eliminação do Enem porque estava passando mal. A estudante afirmou, ainda, que não portava lapiseira, apenas um lápis comum.

A candidata mora em Fortaleza.

Comentários

Canal do Washington Luiz - Notícias