Omeprazol pode aumentar o risco de câncer de estômago.

Omeprazol, medicamento muito usado para o tratamento de refluxo, dores no estômago, azia, úlceras pépticas benignas, entre outros problemas, pode causar câncer de estômago. A informação foi divulgada recentemente por pesquisadores das universidades de Hong Kong e da College London.

Mais de 60 mil voluntários colaboraram com o estudo, deste total, 3271 tomaram medicamentos como o omeprazol. Cento e cinquenta e três voluntários desenvolveram câncer no estômago e inflamação estomacal. O resultado da pesquisa foi divulgado no dia 31 de outubro, no periódico científico Gut.

Considerando o resultado, conclui-se que a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de estômago aumenta cinco vezes após um ano de uso contínuo de medicamentos, como o omeprazol. Ainda tem um agravante. Se o tempo de uso do medicamento for elevado para três anos ou mais, o risco de desenvolvimento do tumor é 8 vezes maior.

A frequência do uso do medicamento e a duração do tratamento influenciaram o número de casos de cancer. Também cabe ressaltar que ainda são necessários mais estudos para uma conclusão final sobre o uso do omeprazol e outros inibidores.

Comentários

Canal do Washington Luiz - Notícias