Boato: falso oficial de justiça deixa contato na caixa do correio e realiza assaltos.

Olá pessoal. Está circulando pelo WhatsApp um aviso dando conta que um suposto oficial de justiça seria responsável por um novo golpe. Segundo o alerta, está sendo deixado na caixa de correspondências uma mensagem solicitando ao morador para entre em contato através de um telefone móvel. 

Veja transcrição de trechos do áudio que circula pelo WhatsApp: "Ontem deixaram esse documento na caixa do correio, na minha casa. Oficial de justiça. Aí, eu peguei e liguei para advogada porque não estou devendo nada para ninguém, eu não entendi (...) Ela (advogada) foi hoje lá no cartório ... esse número de processo não existe... esse oficial de justiça não existe ...Não é para abrir a porta porque é assaltante..."

No áudio completo, a narradora faz um apelo para não receber ninguém que se identifique como oficial de justiça, pois seria um assaltante.

Antes de entrar no mérito da questão, é preciso ressaltar que o oficial de justiça é um servidor público encarregado de executar as ordens emanadas pelo Poder Judiciário. Entretanto, todo oficial de justiça deve portar um documento de identificação com foto e todos os dados do agente, assim como seu número de registro. Em caso de dúvida sobre a real identidade do profissional, chame a polícia (190).

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --


Dito isto, podemos voltar ao alerta que circula pelo WhatsApp. É verdade que tem um oficial de justiça falso deixando um papel com telefone para depois realizar assaltos a residências? NÃO. Segundo informações do site Boatos.org, trata-se de uma história cheia de contradições. Por exemplo: Tem advogado procurando processo em cartório. O DDD é utilizado na região de Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara (São Paulo) e, até o momento, não há nenhuma ocorrência policial envolvendo um falso oficial de justiça. Além disso, o oficial de justiça citado no áudio está na ativa e é funcionário da Comarca de Sertãozinho, no estado de São Paulo.

Sendo assim, podemos concluir que essa história dando conta que há um oficial de justiça assaltando residências é mais um boato maldoso que circula pela internet.

Leia também:
BOATO: Arlindo Cruz morreu hoje e o Rio está de luto

Comentários