Donos de animais domésticos devem preparar ambiente para a noite de Réveillon.

Donos de animais domésticos devem preparar ambiente para a noite de Réveillon
É notícia. Donos de animais domésticos devem preparar ambiente para a noite de Réveillon. Em entrevista a Agência Brasil, a médica veterinária Vânia Plaza Nunes, diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e especialista em comportamento e bem-estar animal, explicou que é possível criar um ambiente seguro para os animais de estimação, para minimizar os riscos de fuga ou para evitar que eles se machuquem.

A médica diz que os riscos para os animais são vários. De acordo com a veterinária, a luz e o brilho dos fogos de artifícios podem causar mais impacto nos animais noturnos por exemplo, como os morcegos e os gatos. Para  o olfato, as bombas e fogos também são prejudiciais, pois liberam pólvora e outras substâncias químicas e metais. E o pior é com o som, pois os animais captam os infrasons e os ultrasons, que não são percebidos pelos humanos, explicou Vânia Plaza.

Ainda de acordo com a médica veterinária, nesses momentos, os animais têm o chamado comportamento de luta e fuga, que é o comportamento instintivo que todos os seres vivos têm para tentar se defender.

Dicas que podem ser adotadas para amenizar o estresse e evitar que os animais fujam ou se machuquem.
Donos de animais domésticos devem preparar ambiente para a noite de Réveillon
De acordo com a médica veterinária, nas horas mais próximas à virada, para quem ainda tem aves em gaiola, a orientação é para deixá-las em um ambiente fechado e supervisionar os animais. Para cães e gatos, não é recomendado administrar calmantes, mas, uma semana antes do Réveillon, eles podem usar florais de Bach, que são extratos naturais que ajudam a acalmar. Segundo ela, com antecedência, é possível preparar um ambiente confortável para o animal de estimação e, aos poucos, ir acostumando-o com esse ambiente.

Também é importante não deixar objetos que ele possa derrubar e não deixar portas ou janelas abertas, mas evitando que o ambiente fique excessivamente aquecido. A especialista recomenda ainda colocar uma música ambiente em uma intensidade que vai competir um pouco com o som externo. Existe ainda uma técnica de enfaixar o cachorro, que funciona como um abraço, e pode trazer tranquilidade nos ambientes hostis. Com informações da Agência Brasil.

Comentários