É BOATO: Em áudio, infectologista do Butantan diz que vacina da febre amarela não é segura.

É BOATO: Em áudio, infectologista do Butantan diz que vacina da febre amarela não é segura |  Foto: Reprodução G1
Notícia falsa sobre médica do Instituto Butantan circula pelo WhatsApp. Considerando que  a febre amarela voltou a chamar a atenção no início de 2018, criadores de boatos já estão espalhando suas mentiras pelo aplicativo de mensagens e também pelas redes sociais.  

Um audio, que seria de uma médica infectologista do Butantan, diz que a vacina da febre amarela não é segura. Aproveitando-se de algumas informações verdadeiras, a mensagem traz outras bem equivocadas que podem causar pânico desnecessário.

Vamos aos fatos. Sim! É verdade que a vacina da febre amarela pode causar reações adversas, como qualquer medicamento, porém cabe ressaltar que a vacina contra a febre amarela estimula a produção de uma reposta imune que constitui a defesa necessária contra a doença com detecção de anticorpos neutralizantes em 90% dos vacinados já no 10º dia e em mais de 99% após 4 semanas da vacinação.

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --


Outra informação que precisa ser considerada é que o Butantan não produz a vacina contra a febre amarela. 

O Instituto Butantan esclarece que não produz a vacina contra a febre amarela e que não houve qualquer manifestação de seus profissionais, com autorização/conhecimento da instituição, em relação à esta vacina, diz o comunicado divulgado pela instituição.

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --


Sendo assim, podemos concluir que esta história de que uma médica do Butantan alerta que a vacina de febre amarela não é segura é BOATO.

Veja também:

Comentários