WiFi ruim em casa? Google Cast pode ser o responsável.

WiFi ruim em casa? Google Cast pode ser o responsável./Imagem reproduzida da internet
Sistema Google Cast pode ser o responsável por recentes quedas e problemas em conexão sem fio domésticas, essa informação vem de relatos em fóruns de suporte da Google e de várias fabricantes de roteadores WiFi. O problema teria começado em meados de dezembro de 2017, com uma possível atualização do Android e também de vários apps e produtos da Google que utilizam a funcionalidade Cast (Chromecasts, Google Homes, smartphones Android, e etc). E segundo a TP-Link, trata-se de um problema de sobrecarga das redes causado por aparelhos e softwares da Google. 

Abaixo nota explicativa:

"Pelo que percebemos até o momento, o problema parece estar relacionado a algumas versões recentes do Android e de alguns apps da Google. Esse problema tem origem na função “Cast” desses aparelhos, que envia pacotes de descoberta multicast MDNS a fim de manter uma conexão ativa com produtos da Google, tais como o Google Home. Esses pacotes são normalmente enviados a cada 20 segundos. Contudo, descobrimos que esses aparelhos às vezes transmitem uma grande quantidade de pacotes em uma velocidade muito alta e em um período de tempo muito curto. Isso ocorre quando o dispositivo é acordo do seu modo de espera/dormência e pode enviar mais de 100 mil pacotes em um pequeno espaço de tempo. Quanto mais tempo o aparelho fica dormente, maior é o lote de pacotes que ele vai enviar de uma vez. Esse problema pode eventualmente fazer com que algumas funções primárias de nossos roteadores sejam desligadas, incluindo a conectividade sem fio".

Apesar de não elaborar muito sobre o problema, a Linksys, outra grande fabricante de roteadores, também culpa os dispositivos da Google pela frequente queda de conectividade. A empresa inclusive enviou uma atualização de firmware desenvolvida para mitigar o problema, mas não garante que isso seja uma solução definitiva.

Até o momento a Google não se pronunciou sobre o problema oficialmente, e não se tem notícia sobre uma possível correção para essa falha causada por aparelhos usando o Google Cast. Alguns usuários dos fóruns citados, entretanto, relatam que atualizar o Google Play Services pode resolver a situação.

Fonte: TecMundo

Comentários