BOATO: Strawberry Quick, droga parecida com doce, é distribuída a crianças em escolas.

É fato que o consumo de drogas é uma preocupação. No Brasil, o consumo de cocaína e maconha aumentaram. Isso é o que mostra um relatório divulgado pela Agência da ONU para Drogas e Crime (UNODC).  Para se ter ideia, o uso de cocaína aumentou de 0,4% em 2001 para 0,7% da população entre 15 e 64 anos em 2005 –correspondente a 860 mil pessoas–, segundo o documento da ONU.

Estudos demonstram ainda que, quanto mais cedo a pessoa começa a usar drogas, maior a tendência para desenvolver dependência e piores as consequências para sua saúde física e mental. Isto mostra que realmente temos que estar atentos, principalmente com relação aos adolescentes. Neste sentido, a divulgação de informações de prevenção ao uso de drogas voltado para adolescentes se torna fundamental.

As redes sociais e os aplicativos de mensagens são excelentes ferramentas de comunicação, embora, muitas vezes, são usados para propagar conteúdos falsos. Vivemos a era do "fake news". Recentemente, por exemplo, uma informação dando conta da existência de uma nova droga, chamada 'Strawberry Quick', deixou muitas pessoas preocupadas.

De acordo com a mensagem, em tom de alerta, a Strawberry Quick está circulando nas escolas. O texto diz: "Por favor, passe isto, mesmo que não tenha filhos na escola. Os pais deviam saber sobre esta droga. Esta é uma nova droga conhecida como ” Strawberry Quick”. É um tipo de metanfetamina de cristal que se parece com as balas pop de morango (os doces que evaporam e ‘Pop’ na sua boca). Também cheira a morango e está a ser entregue às crianças nas escolas. Chamam-lhes metanfetamina ou morango rápido. As crianças ingerem pensando que é doce e podem ser levadas para o hospital em estado grave. Também tem sabor de chocolate, manteiga de amendoim, cola, cereja, uva e laranja. Por favor, instrua seus filhos para não aceitarem doces de estranhos e mesmo de um amigo (que pode ter sido dado e acreditado que é doce) e dar ciência a um professor, diretor, Etc. Imediatamente".

Entretanto, trata-se de mais uma notícia falsa. Não existe nenhuma droga chamada Strawberry Quick circulando pelas escolas. Inclusive, está informação já circula pela internet há tempo. Claro que, em se tratando de drogas, temos que estar atentos, mas a orientação é sempre pesquisar e averiguar antes de compartilhar uma informação de origem duvidosa.

Comentários

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.