Chico Anysio revela como venceu a depressão.


O humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido como "Chico Anysio", sofria de depressão. A informação foi divulgada neste domingo, 30 de março, no Fantástico, da TV Globo.

Em depoimento, Chico Anysio contou como venceu a depressão. O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria foi quem teve a ideia de entrevistar o humorista. Ele queria que as palavras do ator fossem usadas em um congresso contra o preconceito a doenças mentais. “A depressão atinge de 20 a 25% da população. E significa que 20 a 25% da população, tem, teve ou terá um quadro de depressão ao longo da vida. Portanto pode atingir a qualquer pessoa, em qualquer idade”, explicou Antonio Geraldo da Silva, presidente da ABP, em entrevista ao Fantástico.

Chico Anysio revelou como venceu a depressão.“Eu tenho um psiquiatra há 24 anos. E se não fossem os remédios que a psiquiatria dá. Se não fosse isso, eu não teria conseguido fazer 20% do que eu fiz. Eu entendi que era depressão e eu pude pagar os remédios. E eu pude pagar ao psiquiatra, então eu venci. Porque ela é vencível”, conta o humorista.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, aproximadamente dois terços das pessoas com depressão não fazem tratamento. Entre os pacientes que procuram o médico, apenas 50% são diagnosticados corretamente. “É a mesma coisa que você falar pra quem usa óculos. Tira o óculos, enxergue, esforce pra enxergar, você vai conseguir. Claro que não vai conseguir. A depressão também você não vai conseguir sair dela”, afirma Antonio Geraldo da Silva, presidente da ABP.

Siga o Momento Verdadeiro Twitter e Facebook.

O "Fantástico", que também entrevistou outras pessoas que sofreram de depressão, terminou com uma declaração de Chico Anysio: “Quanto mais pessoas me ouvirem falar sobre a depressão, mais pessoas vão deixar de ter vergonha de ser deprimido”, alertou o humorista. A reportagem na íntegra (aqui).

Comentários

  1. pois é, mas ainda tem ignorantes que acham que a depressão é frescura, falta do que fazer, etc...somente quem já sofreu com essa doença sabe como ela faz a pessoa sofrer...antigamente se dizia que 'fulano morreu de desgosto'..já era a depressão que a ciência não conhecia muito bem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.