Pular para o conteúdo principal

Prefeitura do Rio vai distribuir 8 milhões de absorventes para alunas

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (13) o Livres para Estudar, programa que vai distribuir 8 milhões de absorventes por ano para estudantes da rede municipal para ajudar a combater a evasão escolar. A expectativa é que a iniciativa alcance cerca de 100 mil alunas. O investimento será de R$ 14 milhões por ano.

A distribuição começará a ser feita a partir da próxima segunda-feira (18), quando terá início a nova fase do ensino presencial, em que 100% dos alunos poderão ir todos os dias para a escola.

O programa visa a diminuir o índice de evasão entre as alunas do Ensino Fundamental 2 que têm, em média, entre 11 e 14 anos. Segundo a prefeitura, uma entre cada quatro jovens já faltou às aulas por não ter absorventes. Cerca de 43 mil alunas cariocas já deixaram de ir para a escola devido à pobreza menstrual.

Durante o lançamento do programa na Escola Municipal Vicente Licinio Cardoso, na Praça Mauá, na região central da cidade, o prefeito Eduardo Paes disse que a escola é o espaço em que o Poder Público alcança as pessoas que mais precisam.

“Temos que superar esses tabus, menstruação é algo normal, acontece com todas as mulheres. Defendemos a dignidade de gênero, temos que preservar e proteger as nossas meninas, esse é o objetivo da prefeitura. Vamos distribuir absorventes para todas as nossas meninas do segundo segmento da rede pública municipal, que é a maior da América Latina. Que alegria poder colocar o Rio, mais uma vez, na vanguarda”, disse.

O projeto conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos grupos Girl Up e Elas na Escola.

“Não pode ser normal que uma menina deixe de ir pra escola simplesmente por não conseguir comprar um absorvente. O que estamos fazendo aqui é dar o mínimo, dar dignidade para nossas alunas estudarem decentemente e não largarem a escola”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha. (Agência Brasil)

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos corredores! 🏃‍♂️💬

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrida Após os 50: Como um Longão de 13km Prova que Idade é Apenas um Número

A Marca dos 13km – Muito Mais que uma Distância Correr 13km não é apenas um treino; é uma declaração de vitalidade, disciplina e superação. Aos 51 anos, completar um longão com um pace médio de 6:04 min/km – especialmente em um percurso variado e desafiador – não só comprova que é possível manter alto rendimento na maturidade, mas também serve como inspiração para outros corredores que buscam longevidade esportiva. Este texto analisa como a consistência, a estratégia de pacing e a mentalidade correta são pilares para corredores maduros que desejam se manter ativos, produtivos e engajados. 1. Consistência: A Chave para a Longevidade no Esporte A prática regular de corrida é comprovadamente um dos fatores mais determinantes para resultados duradouros. No caso analisado, a sequência de treinos – 7,14 km na segunda, 5,01 km na quarta e 13 km no longão – mostra uma periodização inteligente, alternando volumes e permitindo uma recuperação adequada. Estudos mostram que corredores veteranos qu...

NASA confirma tese Bíblica a Terra passará por 6 dias de escuridão. Será?

Circula pela internet uma notícia dizendo que a agencia espacial norte-americana confirmou que a Terra terá seis dias de escuridão em dezembro. Segundo o texto, que foi reproduzido por vários sites e compartilhado recentemente nas redes sociais e também no WhatsApp (alguns citando como fonte o blog CTN-News), a NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa entre os dias 16 a 22 de Dezembro . "O mundo continuará a existir durante esses dias, sem luz solar, devido a uma tempestade, que fará com que poeira e detritos espaciais tornem-se bundantes ao ponto de bloquearem 90% da luz solar". Será que realmente a NASA confirmou a tese Bíblica que a terra passará por 6 dias de escuridão em dezembro de 2016 ? Vamos aos fatos: ❶ O texto diz que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio. Porém, é muito estranho que em nenhum de seus post recentes, o Major-General reformado do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos é atual administrad...

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?

O mundo tem sofrido muitas mudanças. Por conta destas mudanças, muitos acreditam que a segunda vinda de Jesus Cristo está bem próxima. Será que já estamos vivendo o Apocalipse bíblico? Bom! De tudo que já ouvi até hoje, apenas uma coisa é certa. A morte chegará em algum momento para cada um de nós, e não poderemos fazer nada. Ela poderia ser o fim, mas para quem crê, a morte é um novo começo ao lado de Deus. ➡ Fim do mistério! Vídeo Som de trombetas vindo do céu em Jerusalém . Recentemente fiz um post, que você pode ler na íntegra neste ( link ) comentando uma notícia falsa de que a Nasa tinha confirmado uma catástrofe no Brasil. Agora vou falar sobre um vídeo, intitulado: " Som de trombetas no céu de Israel ", que foi publicado no Youtube no inicio do mês de outubro e já tem mais de 150 mil visualizações. Lei sobre ‘chip da besta’ desrespeita à Constituição, diz PGL . Cientista choca ateus ao confirmar que a oração tem o poder de curar doenças? Papa Francisco v...