Candidatura de José Serra, pode abrir espaço para Aécio disputar a Presidência em 2014.

(Divulgação/internet - Serra e Aécio congresso da juventude do PSDB)
Eleições municipais de 2012 - O tucano José Serra decidiu entrar na corrida à Prefeitura de São Paulo e admite a possibilidade de se inscrever nas prévias convocadas pelo PSDB para definir o candidato do partido.

O cientista político Celso Roma, especialista em partidos, cita durante entrevista concedida ao Estadão, que se o ex-governador José Serra aceitar concorrer à Prefeitura, ele sinaliza que abandonou o projeto de disputar a Presidência e abre espaço para a indicação de Aécio Neves. “está em jogo é a sucessão presidencial de 2014”.

Segundo o especialista, São Paulo demarca o território de uma enfraquecida oposição ao governo federal. Se o PSDB perder a preferência dos eleitores paulistanos e se isolar de aliados em potencial como o PSD, o caminho para a reeleição da presidente Dilma Rousseff está pavimentado.

A candidatura de José Serra seria um obstáculo às pretensões políticas de Fernando Haddad. Porém, somente com o incentivo do governador Geraldo Alckmin e o apoio do prefeito Gilberto Kassab, o candidato do PSDB pode fazer frente ao candidato do PT.

Por fim dá para perceber que a eleição paulistana será um cabo de guerra entre a administração municipal e estadual, de um lado, e, de outro, a administração federal.

*Com informações do Estadão.