"Na Moral": Pedro Bial recebe diretora do Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes.
Momento Verdadeiro - Nesta quinta-feira, 12, o programa "Na Moral", da "Globo", abordou a questão do uso de câmeras no ambiente escolar, e para falar sobre o tema o apresentador Pedro Bial recebeu duas diretoras -- Celina Barbosa e Verinha Afonseca.
![]() |
| Pedro Bial apresentador do programa "Na Moral" ( Foto reprodução/TV Globo) |
Após questionar se não podemos mais viver sem câmeras, o apresentador Pedro Bial perguntou a diretora se ela tem câmeras no banheiro da escola. "Celina você tem câmeras no banheiro da escola que você dirige (Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes)? - "Eu tinha. E não tem mais, por quê?"( perguntou Bial) "Não tenho mais porque a Secretaria de Educação pediu para tirar". Respondeu Celina.
Segundo a diretora as câmeras foram instaladas para proteger as crianças. Então Bial perguntou: De que? Celina respondeu: "De bullying, de bombas, de incêndios até e de drogas também."
![]() |
| Celina Barbosa, diretora do Liceu de Humanidades de Campos no programa "Na Moral" ( Foto:TV Globo) |
"E você precisa de câmeras nos banheiros?" Celina disse: "Nas áreas comuns, onde você tem a pia e os espelhos, os boxes não são violados."
Bial ainda questionou: "mas como é que você protege o coletivo, sem deixar de respeitar o individuo?" Nesse momento a diretora Verinha Afonso foi indagada: "E na sua escola Verinha você tem câmeras? Eu tenho câmera na porta para segurança de quem entra na escola e sai, no banheiro não, não sou dessa ideia (...) "Para Verinha as crianças entram no banheiro muito desligadas. As meninas se arrumam as vezes fora desses boxes, e fica muito em evidência. A diretora optou por ter uma pessoa no banheiro. Verinha disse ainda que se essa pessoa que está no banheiro vê algum problema ela não está autorizada interferir, mas tem que chamar uma coordenadora ou um inspetor.
![]() |
| Verinha Afonso, diretora de escola, "Na Moral" ( Foto:TV Globo) |
Então Celina Barbosa argumentou que tem mais de três mil alunos no colégio e não dispõe de funcionários suficientes para fazer o serviço de monitorar os banheiros.
Em julho do ano passado, o Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes ganhou destaque na mídia nacional, depois que uma aluna descobriu uma câmera instalada no banheiro feminino. A câmera estava escondida dentro de uma caixa, e uma adolescente retirou a tampa e filmou o equipamento. A filmagem foi entregue a Ministério Público Estadual. Na ocasião os pais das alunas foram orientados a mover uma ação coletiva contra a escola, que de acordo com advogados especialistas, ultrapassou os limites ao desrespeitar o direito de privacidade.


