Os dias serão mais curtos por causa do terremoto

Reprodução
O violento sismo que sacudiu o Chile na madrugada de 27 de Fevereiro terá alterado o eixo de rotação da Terra e encurtado ligeiramente os dias, indica a NASA.

Segundo divulgado hoje pela NASA, o cientista Richard Gross usou um modelo complexo para calcular como a rotação da Terra deve ter mudado como resultado dos tremores.

Ele e sua equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL) chegaram a um cálculo preliminar de que o terremoto deve ter encurtado o comprimento do dia terrestre em 1,26 microssegundos (cada microssegundo é igual a um milionésimo de segundo).
Mais impressionante do que isso é o quanto o tremor moveu o eixo da Terra. Gross calculou que o eixo geométrico da Terra teve variação de 8 centímetros. É importante ressaltar que o eixo geométrico é diferente do eixo magnético (eles são separados por cerca de 10 metros).

Isso acontece, pois os grandes terremotos geralmente causam a mudança de posicionamento de centenas de quilômetros de rocha, mudando a distribuição de massa do planeta, o que afeta a rotação.

Edição: Washington Luiz / Fonte: Sic

Comentários

  1. ahhh assim como essa charge http://www.issoecoisafeia.com/2010/02/aquecimento-global.html
    As pessoas só vão sentir o aquecimento global, quando estiverem ou derretendo ou congelando.. UASHAUSH

    ResponderExcluir
  2. é cara, terremoto e aquecimento global tem realmente TUDO a ver

    ResponderExcluir
  3. Não foi o eixo da Terra que mudou, e causou o terremoto?

    ResponderExcluir
  4. ah bom, se eu não tivesse lido essa explicação teria corrido pras montanhas, gritando feito menina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.