Néstor Kirchner morre aos 60 anos vitima de um infarte

Argentina - Ele estava junto à mulher, a presidente argentina, Cristina, descansando em El Calafate, quando passou mal na manhã de ontemEx-presidente (2003-2007) e principal responsável pela recuperação econômica da Argentina depois da crise de 2001, marido da atual titular da Casa Rosada, Cristina Kirchner, deputado e secretário-geral da Unasul, Néstor Kirchner morreu ontem de infarte, aos 60 anos, criando um vácuo no país. A morte, às 9h15min, em El Calafate, gerou um cenário de incerteza política – Kirchner era, na prática, uma espécie de copresidente argentino, junto à mulher, e provável candidato à sucessão em 2011.

Reprodução - "Néstor Kirchner, que tinha um longo histórico de problemas cardíacos, se encontrava com a esposa na residência da família em El Calafate, província de Santa Cruz, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve que ser levado para um hospital de maneira urgente."  AP.

O ministro do Trabalho, Carlos Tomada, informou que o velório será realizado a partir do meio-dia de hoje, na Casa Rosada, em Buenos Aires por 48 horas. As autoridades argentinas esperam a presença de diversos chefes de Estado da região, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O corpo de Kirchner ficará no recém-batizado Salão dos Patriotas Latino-Americanos, onde estão expostos quadros dos presidentes Juan Domingo Perón e Getúlio Vargas, de Tiradentes, do líder guerrilheiro Ernesto Che Guevara e do libertador venezuelano Simón Bolívar.

O enterro deve ocorrer em Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz e cidade natal do ex-presidente, provavelmente no sábado, segundo informações extraoficiais.

Kirchner estava em El Calafate – cidade também em Santa Cruz, uma das principais atrações turísticas da Argentina – passando o feriado (devido ao censo no país) quando sentiu-se mal, durante uma reunião. Às 7h deu entrada no Hospital José Formenti. Pouco mais de duas horas depois, apesar das tentativas dos médicos de reanimá-lo, o homem mais poderoso da Argentina foi declarado morto.

Analistas recordaram os diversos alertas que a saúde de Kirchner havia dado nos últimos anos. Em 2004, foi internado por uma grave hemorragia gastrointestinal. O então presidente ficou em repouso por somente duas semanas. Em fevereiro passado, foi internado para uma cirurgia de de sobstrução da carótida. Apenas três dias depois, Kirchner – ignorando recomendações médicas – mantinha reuniões em seu quarto de hospital com os ministros do governo da mulher. Os médicos pediram que suavizasse o ritmo de trabalho. Ele respondeu aos pedidos com piadas. Em setembro, o ex-presidente foi internado, desta vez, para uma angioplastia.

Com informações do Diário Catarinense.

Comentários