Influenza Aviária: governo japonês toma medidas para evitar a disseminação do vírus.

Reprodução -
Técnicos da saúde animal do Japão iniciaram ontem o sacrifício sanitário de cerca de 420 mil poedeiras pertencentes a uma granja comercial na qual foi confirmada a presença do vírus H5N1 da Influenza Aviária. 




Localizada na prefeitura (província) de Miyazaki, a segunda maior região avícola do país, a granja afetada está localizada a apenas 8,5 quilômetros de distância de outra granja também infectada pelo vírus e onde 10 mil poedeiras foram submetidas a sacrifício sanitário no final de semana.





O governo japonês proibiu o movimento de aves, ovos, seus produtos e insumos em um raio de 10 quilômetros das granjas afetadas e submete a desinfecção todos os veículos que circulam na região. O surto em Miyazaki ocorre menos de dois meses depois do registro de outro caso em granja comercial ocorrido na prefeitura de Shimane. Ali foram sacrificadas, no final do ano passado, perto de 25 mil poedeiras. 





Clique aqui! e assista a vídeo da Associated Press mostrando os esforços desenvolvidos pelas autoridades japonesas para evitar a disseminação da doença.





Falando à imprensa, o primeiro ministro japonês Naoto Kan ressaltou que as autoridades sanitárias desenvolvem o máximo esforço para impedir que o vírus continue a se disseminar pelo país. De sua parte, o Ministério do Meio Ambiente elevou para “3” o nível de alerta para a doença. É o mais alto nível da escala de vigilância contra a Influenza Aviária.


Internacional:



AviSite

Comentários