Nova Friburgo: A tragédia, os sobreviventes e processo reconstrução.

Momento Verdadeiro – Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo belo cenário natural. Mas devido a um temporal que castigou a região serrana, hoje ela se tornou o palco de uma das piores catástrofes. 

Quem por ali passou não consegue entender como uma cidade tão acolhedora se transformou num oceano de lama, contornado por grande camada de poeira, que asfixia a população lentamente onde antes se respirava um ar puro.


Quando assistimos as imagens da tragédia em nossos televisores ficamos perplexos. Entretanto, ir ao local e ver os fatos é sentir na própria pele a realidade como ela é, nua e crua.


O resumo da tragédia relatada por um morador:


O senhor João Carlos reside a 31 anos em Nova Friburgo, foi nosso guia na região e emocionado ele relatou o que viu no fim da noite da última terça-feira (11) e inicio de madrugada da quarta (12).


Passava um pouco de meia-noite quando começou a chuva que durou cerca de duas horas. O volume de águas foi muito grande. Um pânico tomou conta da cidade e dava para ouvir um barulho estridente. Nessa hora sem luz o desespero só aumentava. Foi uma madrugada inesquecível. Muitas pessoas estavam dormindo e não houve tempo para nada. Perto das três horas da manhã a cidade já estava basicamente destruída, muitos casas e carros foram arrastados, foi horrível. Ainda tem muita gente soterrada aqui, e a cada dia que passa diminui a esperança de sobreviventes. O que se sabe é que ainda há muitas pessoas debaixo desses escombros espalhados por toda cidade. Relatou João.


Sobreviver em meio à tragédia:


Andando com muita dificuldade encontramos com o Sr. Ari Costa. O senhor que há 60 anos mora na cidade estava parado em frente à Praça do Suspiro, atentamente acompanhava o ir e vir das máquinas retirando os escombros. Parecia não acreditar no que estava vendo.

- Muito sofrimento, muita dor, nesse momento não há muito que fazer a não ser entregar para Deus e esperar Nele. Disse o senhor, muito abalado.

A superação e o processo de reconstrução:

Aos poucos os serviços vão sendo restabelecido, um processo longo que exigirá muitos recursos. Estivemos com o empresário Rodolfo Acri, dono do hotel e do Teleférico que era um dos principais pontos turísticos da cidade. 

O empresário perdeu tudo. Estima-se que seja necessário cerca de cinco milhões para recuperar o que foi perdido, mas nesse momento Rodolfo está mais preocupado com as famílias conforme pode ser confirmado em seu relato.

- Perdi tudo, sei que hoje tenho um pepino muito grande para resolver, mas isso não é nada porque pode ser recuperado. Estou pensando nesse momento nas cinqüenta famílias que tiravam seu sustento daqui, realmente há perdas que são irreparáveis. Mas espero contar com a sensibilidade das autoridades, principalmente do BNDS. Apesar de ter perdido tudo, não poderia deixar de mencionar a maneira que a presidenta Dilma Rousseff vem trabalhando nesse começo de mandato. Disse o empresário que administrava o Teleférico e um hotel em Nova Friburgo.



O pastor Vinícius atual responsável pelo trabalho evangelístico da Igreja Universal do Reino de Deus em Nova Friburgo relatou que de fato essa é considerada uma das maiores tragédias já vista no mundo, será necessário muito apoio e fé para superá-la.

A determinação de uma população corajosa:


Hoje em Nova Friburgo, como pudemos observar anteriormente, uma imagem mostra mais que milhares palavras. No entanto, diante de tudo que presenciamos em algumas horas, não poderíamos deixar de mencionar a coragem e determinação dessa população que foi duramente castigada por essa catástrofe de dimensão imensurável. 

Apesar da expressão de tristeza, o desejo de acordar desse pesadelo é mostrado na atitude de fé e determinação de um povo tão acolhedor.

Nesse momento sabendo do difícil e árduo trabalho que terão para reconstruir a cidade, revigoram suas forças olhando para o céu de onde desceu tanta água, mesmo assim continuam vendo lá em cima a única esperança de dias melhores. 

Que Deus abençoe esses irmãos e converta cada lágrima derramada em alegria futura.


Por: Washington Luiz.

Comentários

  1. sao coisas que marcam,jamais vamos poder esquecer tudo isso que passamos,vendo pessoas morrerem,sem agente poder fazer nada para ajudar,ver um paraiso totalmente destruido,mas em fim temos que sermos fortes pra poder restaurar o que sobrou,e e o carinho de pessoas como vc washington luiz que nos da forçar para recomeçar tudo de novo,reaja friburgo nos vamos conseguir vencer ,mesmo sabendo que nao podemos trazer de voltar as pessoas queridas que perdemos,mas vamos nos levantar pois temos fe em deus nosso criador pois tudo podemos nele que nos fortace,obrigado a todos que sofreram com a nossa dor beijos no coraçao de todos voces.eu te amo nova friburgo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.