A “idolatria” que substitui ídolos estáticos por líderes ambiciosos.

(Ilustração)

A Bíblia Sagrada relata que o Senhor Deus, criador dos céus e da terra e de tudo que nela existe abomina a idolatria.  Mas afinal o que é idolatria? Num contexto mais resumido é a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta.

Idolatria – a palavra tem sua origem no grego. [eidolon + latreia].   Eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latréia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente.

Agora temos conhecimento do que é realmente idolatria então podemos perceber que não se trata somente da adoração de imagens como muitos pensam, mas também de pessoas, quando as mesmas recebem honras e glórias que não lhe pertencem.

Hoje existe muita igreja [instituição denominacional] fundada pelo homem, que tem caído em contradição com seus próprios ensinamentos, uma vez que seus líderes são adorados.

Líderes que ostentam, comercializam as bênçãos, e são cobras capazes de cauterizar as mentes de seus fiéis com suas interpretações deturpadas das Sagradas Escrituras.

O pior é que não se contentando com os milhões que acumulam ludibriando os pobres fiéis, já que há quem seja capaz de explorar a boa fé dos outros. Eles ainda acabam sendo adorados pelos fiéis que passam a seguir suas orientações deixando de meditar nas escrituras.

"A quem, pois farei semelhante a Deus: ou com quem o comparareis? O artífice grava a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e cadeias de pratas funde para ela.   O empobrecido que não pode oferecer tanto, escolhe a madeira que não se corrompe: O artífice sábio busca para gravar uma imagem que não se pode mover. A quem, pois me fazeis semelhantes, para que lhe seja semelhante? Diz o Santo." [ Isaías 40.18-25]

Amados irmãos em Cristo que esse artigo possa servir para abrir nossos olhos sobre a verdadeira adoração. Porque de que adianta não se curvar diante de um ídolo estático, se muitos acabam se curvando diante do homem e servindo como escada para seus ambiciosos desejos.

Que o Pai, seu Filho amado Jesus Cristo e o Espírito Santo iluminem nosso entendimento.

Forte abraço!

Pastor Washington Luiz
Jornalista /Graduando em Teologia Aplicada.

Comentários