Saiba mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O ministro Aloizio Mercadante fala sobre o Enem (Foto:Agência Brasil/Valter Campanato)
Saiba mais sobre o Enem: O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Em 2009, o exame passou a ter mais importância, quando passou a substituir o vestibular em algumas universidades, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Para 2013, as universidades e os institutos federais ainda vão divulgar o total de vagas ofertadas. Ainda existe a possibilidade de que outras instituições façam adesão ao Sisu e passem a usar a nota do Enem para selecionar estudantes. 

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o Sisu ofereceu mais de 108,5 mil vagas para 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. 

A nota do exame do ensino médio ainda pode garantir bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Momento Verdadeiro|Educação.
Fonte: Agência Brasil.

Comentários