Saiba mais sobre o "fim do mundo" e a "profecia maia", na visão de especialistas.

As últimas horas de hoje, 20 de dezembro, está gerando certa expectativa. Principalmente para algumas  pessoas que acreditam que o mundo pode acabar amanhã, dia 21 de abril de 2012.  Mas de onde surgiu essa informação que está causando esse reboliço todo? Qual é a fonte? 
(Foto ilustrativa-reprodução internet)
Segundo informações da BBC, as interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 partiram de dois monumentos maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo.

Além disso a próxima sexta-feira é o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registro do que viria depois disso. Na antiga civilização maia, as chamadas 'Estelas' são colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes. Os monumentos também serviam como método de propaganda da elite política e religiosa. No caso da Estela 6 e da Estela 1, o objetivo era associar datas "míticas" aos sucessos e governos da época para criar coesão e controle social.

Ainda de acordo com a BBC, essas interpretações das "profecias maias" começaram a se tornar populares nos anos 70 entre pequenos grupos europeus e americanos, que, no calor do movimento nascente da Nova Era, se aproveitaram das recentes descobertas na zona maia da península de Yucatán para criar uma filosofia de vida e, em muitos casos, um negócio lucrativo. 

Arqueólogos e cientistas que trabalham no estudo de civilizações antigas, dizem que os maias não faziam profecias e muito menos queriam deixar previsões para gerações futuras. Os maias apenas determinavam o destino de uma pessoa ou de uma cidade com base no seu calendário e em suas crenças religiosas.

Do ponto de vista cristão - Quando Jesus, o Cristo, enviado por Deus, de acordo com as Escrituras Sagradas, esteve neste mundo, o Salvador também comentou sobre o final dos tempos, conforme relata os Evangelhos, entretanto, em nenhum momento o Senhor Jesus teria mencionado o dia. "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” .(Marcos 13: 32).

Sendo assim, não há motivos para pânico. Creia que Jesus Cristo veio para dar vida e vida com abundância. 

Reportagem de Washington Luiz.
Para o Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. bom eu concordo sabe que uma pessoa que foi criada por Deus nao acredtar na biblia e quase uma blasfemia gente nao fassam besteiras nao se matem nem deixem que o medo tomen conta de vs tao somente creia que cristo vira sim mas quando Deus mandar entao nao se preucupe so no dia 21/12/12 mas en todos os dias porque nao sabemos nem o dia nem a hora entao aceite a jesus em quanto pode vc pode faser isso agora e so repetir essa oraçao : jesus me perdoa pelos meus pecados eu quero que entre em minha vida e seja o meu senhor e sauvador eu te aceito hoje e abro o meu coraçao pra que o senhor fassa morada em mim ass: missionaria paula roberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.