Bento XVI promete 'obediência incondicional' ao próximo papa.

O papa Bento XVI, de 85 anos, deixa nesta quinta-feira (28) às 20h (16h em Brasília) o pontificado, depois de quase oito anos. A partir desse horário começa o chamado o período de sede vacante (sem papa). 
[Crédito da Foto: AP]
pontífice participou de uma cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, sua residência oficial. Bento pediu que a Igreja Católica permaneça unida e apoie seu sucessor, e prometeu sua própria obediência incondicional ao próximo pontífice. "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", disse.

Às 15h, o papa deixará o Palácio Apostólico em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas, localizada a cerca de 30 quilômetros do Vaticano. Em maio, provavelmente, quando a reforma estiver concluída, Bento XVI passará a morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. Ontem, ele reconheceu que ao ser escolhido papa sentiu um “peso sobre os ombros”.

Momento Verdadeiro | Com Agência Brasil e Reuters.

Comentários