Hemocentro de Campos dos Goytacazes busca doadores para suprir estoque.

Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de doadores de sangue regularmente ainda é muito pequeno. 
(Divulgação)
O sangue é o líquido que faz com que a vida continue. É ele que transporta os nutrientes, o oxigênio, e contribui para os processos metabólicos dos tecidos, além de ser o responsável por regular a temperatura interna do corpo humano. De acordo com a  biomédica Cinthya Duran, com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Também é importante ressaltar que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias. 

Em Campos dos Goytacazes, o estoque de sangue do Hemocentro Regional está crítico; para atender a toda a demanda, o Hemocentro precisaria estar recebendo em média 80 doadores por dia, e isso não vem ocorrendo. A quantidade de pacientes que necessitam de sangue aumentam a cada dia, mas as doações não acompanham isso.

(Divulgação)
Aproveitando o feriado do "Dia do Trabalhador", quem puder comparecer para doar sangue, o Hemocentro funciona de segunda a domingo, até nos feriados, das 7h às 18h. O Hemocentro está localizado na R Rocha Leão, 2 - Caju. 

Observação: O candidato deve ter boa saúde, ter acima de 50kg, ter entre 16 e 67 anos, não ingerir alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação, e não ter tomado vacina nos ultimos 30 dias.

É importante que o candidato seja sincero durante a entrevista com o responsável pela triagem clínica (que antecede a doação), para que o sangue que as pessoas vierem a receber seja mais seguro e após duas semanas, o doador pode solicitar o recebimento do resultado da doação através do email, que será fornecido a pedido do mesmo, pelos funcionários do Cadastro.

Comentários