Internauta posta vídeo com conteúdo adulto no Facebook e gera polêmica.

Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

O Facebook conquistou os brasileiros, tirando raras exceções, a maioria dos internautas do país já têm seu perfil na rede social. E não somente pessoas, mas também usuários corporativos que usam a rede para divulgar trabalhos e fazer parcerias. Entretanto há perigos rodando a rede social e os administradores do Facebook terão de estar mais atentos para minimizar esses casos que podem afetar a qualidade do serviço.

Facebook tem acesso aos dados que são postados diariamente. Conforme revela sua própria política de privacidade e proteção dos usuários. "Recebemos dados sobre você sempre que interage com o Facebook. Quando você publica algo como fotos ou vídeos no Facebook, podemos receber dados (ou metadados) adicionais relacionados, como hora, data e local em que a foto ou o vídeo foram gravados. Reunimos dados das informações que já temos sobre você e seus amigos. Podemos reunir dados sobre você para determinar quais amigos devemos mostrar em seu Feed de notícias ou sugerir que você marque nas fotos publicadas."

Mas a questão é que a rede social também está sendo alvo de internautas mal intencionados. Que usam o Facebook para espalhar vírus (programas maliciosos) e conteúdos impróprios. Entre eles, até vídeos com conteúdos pornográficos já estão sendo publicados e compartilhados diariamente na rede.

Nesta sexta, 12 de abril, um vídeo em que uma jovem aparece pedindo ajuda e dizendo que foi "abusada sexualmente" foi compartilhado com milhares de usuários, entretanto tratava-se de um filme pornô amador onde essa jovem aparece em práticas obscenas com um rapaz. O vídeo repercutiu e gerou polêmica. E até o final dessa reportagem ainda estava disponível na rede. O que mostra que o Facebook tem que criar urgente mais mecanismos que possam filtrar esse tipo de conteúdo e bani-los definitivamente da rede. 

Veja também: