Joaquim Barbosa exalta "Tiradentes" no centro histórico de Ouro Preto.

Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

Na manhã deste domingo, 21 de abril, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, participou na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto (MG), da cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência Mineira, comemorada nesta data.

"Essa solenidade rememora e dignifica o legado de Tiradentes e da luta pela independência do nosso país (...) agradeço pela oportunidade de prestar homenagem aqueles que lutaram em prol da liberdade em época sabidamente sombria se comparada ao ambiente de plena liberdade  hoje prevalecente em nosso país," disse Barbosa.
Em seu discurso Joaquim Barbosa ressaltou: "a realização dessa solenidade em Ouro Preto, a antiga Vila Rica, reveste-se de especial caráter cívico e histórico uma vez que foi nessas terras aduaneiras que o alferes Joaquim José da Silva Xavier lançou os primeiros alicerces do ideário republicano e não podemos esquecer do postulado fundador da liberdade. Dia 21 de abril encerra expressivo simbolismo para Minas Gerais, a celebração do herói maior, cujos ideais ultrapassam as fronteiras da vocação libertária de nosso estado, e se expandem para todo país. O sacrifício de Tiradentes nos recorda os valores da liberdade, auto governo e resistência aos desmandos e arbitrariedades  da dominação colonial.  Nesta data, há 221 anos, os sonhos libertários de Tiradentes de concretizar uma nação soberana, regida pela liberdade e igualdade, foram dizimadas como todos sabemos (...) foi a morte de Tiradentes que deu a vida ao sentimento de nacionalidade brasileira."

O ministro Joaquim Barbosa foi homenageado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, durante as comemorações do feriado de Tiradentes e da Inconfidência Mineira

Resumo histórico - Joaquim José da Silva Xavier - "Tiradentes" -  (Fazenda do Pombal , batizado em 12 de novembro de 1746 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. (Com informações da Wikipédia).

Comentários

  1. Talvez Engenheiro Corrêa, antigo povoado de São josé , e adjaccências como Santo Antonio do Monte um dos distritos de Ouro Preto, certamente caminho antigo da Estrada Real , teve na família Braga, apoio nas suas pregações, feita por Tiradentes para a Inconfidendia Mineira.

    ResponderExcluir
  2. Não confio nesse cara, só começarei realmente a acreditar que ele é imparcial e realmente um ministro honesto no dia em que ele começar o julgamento do mensalão do PSDB, pois até o momento pra mim ele é apenas mais um em Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O se.Joaquim Cruz mereçe todo todo o nosso respeito.comparando no modo simples uma andorinha sozinha não faz verão.se eu me achar no direito de julgar uma personalidade de alto nível como é o ministro Joaquim eu tenho que um magistrado.

      Excluir
  3. Santo Antonio do Monte fica bem longe de Ouro preto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.