Vitamina C pode ser a cura da tuberculose resistente, revela estudo.


Cientistas descobriram em laboratório que a vitamina C pode matar a bactéria da tuberculose, esperando que a descoberta conduza a medicamentos melhores e mais baratos. A equipe do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, fez a descoberta acidentalmente quando investigava como a bactéria se tornou resistente à isoniazida (substância ativa de um medicamento antituberculose).

Reprodução internet
William Jacobs, um dos autores do estudo publicado na revista Nature Communications, disse que inicialmente "não acreditava" no resultado "totalmente inesperado" da experiência. A vitamina C foi testada também em cerpas da tuberculose resistentes a medicamentos, com o mesmo resultado. Nos testes de laboratório, a bactéria nunca desenvolveu resistência à vitamina C, "quase como o medicamento ideal", disse Jacobs num vídeo divulgado na terça-feira (21) pela instituição, segundo a agência France Presse.

O cientista assinalou, no entanto, que o efeito apenas foi demonstrado até agora num tubo de ensaio, desconhecendo "se funcionará em humanos" ou qual a dose necessária. "Mas, na verdade, antes deste estudo não teríamos sequer pensado em tentar fazer os testes em humanos", adiantou.

"Teste do Pezinho" vai detectar até 6 tipos de doenças.

A equipe pediu, assim, que sejam realizadas mais investigações sobre o uso potencial da vitamina C no tratamento da tuberculose, sublinhando tratar-se de uma substância "barata, amplamente disponível e segura de usar". Em março, especialistas alertaram para o risco de aparecer uma estirpe incurável da tuberculose, à medida que mais pessoas desenvolvem resistência aos medicamentos. Dados de 2011 indicavam a existência de cerca de 12 milhões de casos de tuberculose no mundo, 630 mil dos quais eram multirresistentes. (*) Com informações de Agências.
Publicidade: