Em pronunciamento, Dilma diz que "a voz das ruas precisa ser ouvida".

Washington Luiz 
Repórter do Momento Verdadeiro.
Dilma Rousseff fez seu primeiro pronunciamento em rede nacional após uma onda de protestos que tomaram conta do país. A presidente disse que os órgãos de segurança têm "dever de coibir dentro da lei toda forma de vandalismo".

A presidente também ressaltou que é imprescindível que as manifestações sejam realizadas de maneira ordeira. "Asseguro a vocês: vamos manter a ordem. Os manifestantes têm direito de questionar tudo e propor mudanças. Mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira. O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos", afirma. Dilma ainda destacou a importância do movimento e falou de mudanças políticas: "se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que do Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas".



- Publicidade -
Dilma Rousseff também assumiu o compromisso de chamar presidentes de outros Poderes, governadores e prefeitos para discutir a agenda de reivindicação dos manifestantes, o que pode acontecer na próxima segunda-feira. "A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada. E ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros", afirmou. "Não vou transigir com violência e arruaça." Ela citou três pontos que pretende discutir nestes encontros: uma reforma do transporte coletivo urbano no país, a aprovação de projeto destinando a receita de royalties do petróleo para investimento em educação e também disse que vai "Trazer milhares de médicos para melhorar o atendimento no SUS".

Dilma reconheceu a necessidade de "oxigenar a democracia", mas defendeu a estrutura partidária vigente e citou como interlocutores não só manifestantes, mas também sindicatos e movimentos sociais. "Instituições e governos devem mudar."

Sobre a Copa das Confederações:  Dilma destacou que o brasileiro, que sempre é bem recebido no exterior, precisa receber muito bem os estrangeiros visitando o Brasil. A presidente disse ainda que acredita que o país irá fazer uma "grande Copa do Mundo" em 2014, refutando os boatos de cancelamento, e procurou defender as obras do evento. 

Segundo Dilma, não foram usados recursos da educação e da saúde na construção dos estádios, mas financiamentos que terão de ser pagos pelos Estados e empresas responsáveis pelos projetos. 

Veja o vídeo (Youtube):

Comentários

  1. Q PRONUNCIAMENTO INFELIZ!!! SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO E SEM PROFISSIONAIS BEM FORMADOS A CHANCE DO ERRO MÉDICO OCORRER CRESCE VIOLENTAMENTE, O SUS PAGA 8 REAIS A CONSULTA MÉDICA (ASSIM BARATINHO), MAS QUANDO O ERRO MÉDICO OCORRE ELE NÃO É BARATINHO NEM PARA A VÍTIMA MUTILADA, NEM PARA O MÉDICO PROCESSADO, NEM PARA O ESTADO QUE TERÁ MAIS UM INDIVÍDUO ENCOSTADO!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.