Cocaína altera o cérebro em questão de horas, mostra estudo.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro - A cocaína aumenta a capacidade do cérebro para tomar decisões e aprender novas informações. É o que mostra um novo estudo realizado em ratos, que foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA. Os testes podem revelar como as pessoas se tornam viciadas e dependentes da cocaína. 

De acordo com informações do site "MedicalDaily", "isso ocorre porque a cocaína "seduz" o cérebro em "buscar" a droga para ele outras vezes. Ao injetar cocaína nos cérebros dos camundongos os pesquisadores viram um "efeito quase imediato no seu comportamento". Depois de usar cocaína, os ratos começaram a frequentar o ambiente que tinham a droga em torno. 

A Dra. Linda Wilbrecht, que liderou a pesquisa na Universidade da Califórnia, explicou que o estudo abre possibilidades para entendermos melhor como funciona o comportamento do usuário."A pesquisa sugere como os cérebros de usuários de drogas pode mudar".

Ainda de acordo com "MedicalDaily"depois que foi injetada cocaína nos camundongos, os pesquisadores usaram microscópios para espiar as células do cérebro dos roedores. Eles também observaram que "dentro de duas horas após a injeção, os cérebros dos ratos começaram a crescer as conexões de neurônios na parte do cérebro que controla as funções mais elevadas, tais como planejamento e tomada de decisão."

Os pesquisadores admitem que este tipo de investigação em profundidade não teria sido possível sem o "2 fótons microscópio de varredura a laser", que foi desenvolvido em 2002, e permitiu o monitoramento dos "genes" nos cérebros dos ratos, segundo informações do site "Berthold.com".(*) Com informações agências internacionais.