Google cria doodle especial em homenagem a 'Independência do Brasil'.

Neste sábado, 7 de setembro de 2013, estamos comemorando a "Independência do Brasil". O Google, empresa que criou um site de busca com a missão de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil, criou um Doodle para celebrar esse momento tão importante para a nação brasileira. O jornalista Washington Luiz, diretor do site Momento Verdadeiro, preparou essa matéria especial destacando dados históricos sobre o conturbado processo de independência.
Embora a emancipação política do Brasil tenha ocorrido formalmente a 7 de setembro de 1822, não aconteceu de repente, nem foi obtida de uma só vez naquela data. De acordo com o professor Luiz Koshiba, mestre e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), o processo de emancipação política do Brasil deu-se nos quadros da crescente dominação Inglesa. Uma nova estrutura se articulou lentamente, e nela o país integrou-se como uma peça. 

O professor diz que nossa independência ocorreu na conjuntura das guerras napoleônicas, foi a nova estrutura econômica capitalista, irradiando-se a partir da Inglaterra, que serviu de nova moldura para o Brasil. Assim sendo, a independência política do Brasil, que foi a superação do antigo sistema colonial, foi também a passagem a uma nova estrutura de dependência, com base na pura exploração econômica: uma dependência econômica que, afinal, era a forma do novo colonialismo, inscrito na órbita do capitalismo industrial.

Segundo o historiador e escritor Caio Prado Jr., "se os marcos cronológicos com que os historiadores assinalam a evolução social e política dos povos não se estribassem  unicamente nos caracteres externos e formais do fato, mas refletissem sua significação íntima, a Independência do Brasil seria antecipada de quatorze anos, e se contaria justamente da transferência da Corte de 1808.

De acordo com Koshiba, durante esse período o Brasil não foi propriamente livre, mas foi durante o governo de D. João (1808 - 1821) que, de fato, romperam os laços coloniais. Esse período  de transição preparou a emancipação política e assegurou a emancipação econômica propiciada anteriormente pela abertura dos portos.

A Independência do Brasil - Em maio de 1822, a cisão entre D. Pedro e as Cortes aprofundou-se ainda mais e qualquer decreto da Corte só poderia ser executado mediante o "Cumpra-se" do príncipe. Na prática, isso significava conferir plena soberania ao Brasil. Em junho, o príncipe convocou uma Constituinte. Apos divergências entre conservadores conservadores e liberais, tentou-se manter a união entre Brasil e Portugal. Diante dessa pressão, a 7 de setembro de 1822, impelido pelas circunstâncias, D. Pedro rompeu definitivamente os laços de união política com Portugal. E culminou dessa forma o longo processo de emancipação, iniciado em 1808 com a vinda da família real.  Em 1º de dezembro de 1822, D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil.

Google faz homenagem a Leônidas da Silva, o "Diamante Negro"