Rio: Hospitais terão dentistas atuando na prevenção de infecções.

Notícias do Rio de Janeiro - Hospitais, casas de saúde, maternidades e demais unidades de saúde com internações deverão contar com cirurgiões-dentistas atuando no planejamento, coordenação e execução de medidas de prevenção de infecções hospitalares. Assim determina o projeto de lei 1.982/09, do deputado Flávio Bolsonaro (PP), que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (16/10), em segunda discussão. 
Segundo o parlamentar, a ideia foi sugerida, como uma solução econômica, pelo corpo de dentistas da Força Aérea Brasileira. “O simples hábito de se fazer a higiene bucal dos pacientes que lá se encontram pode economizar em muitos dias ou meses a internação numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) causada por infecção hospitalar”, informa, garantindo que a contratação de dentistas é muito mais barato do que o custo das internações que podem ser abreviadas com esta profilaxia.

O projeto seguirá para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. Após a sanção, os estabelecimentos terão 90 dias para adequar seus serviços, sob pena de pagamento de multas entre cinco e dez mil Ufirs. (texto de Fernanda Porto).