Vinícius de Moraes tem uma extraordinária importância para a cultura brasileira.

Senado Federal - Em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou em Plenário, nesta segunda-feira (14), alguns dos principais sucessos do poeta e compositor carioca. Suplicy chegou a ser acompanhado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) em um trecho da canção Se Todos Fossem Iguais a Você. Ele ainda foi aplaudido por um grupo de universitários gaúchos presentes na galeria do Plenário.

- A arte de Vinicius é de uma sutileza e sensibilidade tal, que se chora e se ri na mesma música. Ele soube, como ninguém, mesclar a alegria da festa e o colorido do carnaval com a tristeza do coração do poeta entristecido pela dor do amor, tão bem transcrita na música A Felicidade - disse o senador, antes de começar a cantar os primeiros versos.

O parlamentar também relembrou a trajetória de Vinicius como boêmio e compositor, em parceria com Tom Jobim e diversos outros artistas, além de poeta e dramaturgo.

Suplicy destacou Orfeu da Conceição, peça teatral baseada no mito grego de Orfeu, situada no contexto das favelas cariocas. A adaptação premiada para o cinema, Orfeu Negro, dirigida por Marcel Camus, ficaria ainda mais conhecida quando citada na autobiografia do presidente americano Barack Obama, que assistiu ao filme aos 16 anos.

Para o senador, Vinícius foi o responsável por transformar a "felicidade ensolarada do Brasil num ícone para o mundo".

- Quero, aqui, prestar a minha homenagem ao diplomata, o poeta, o escritor, o homem que mudou a música brasileira e, sobretudo, por entender que Vinicius de Moraes tem uma extraordinária importância para a cultura brasileira - afirmou. 
Reprodução/Youtube