Imagem divulgada pela Nasa capta Saturno sob eclipse do Sol.

Ciência - A Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou nova foto do planeta Saturno, a imagem foi capturada no dia 19 julho, por câmeras a bordo da sonda espacial Cassini. No registro inusitado de Saturno pode se observar detalhes de todo o sistema do planeta, seus anéis e luas iluminados ao fundo pelo Sol e, é possível ver nas fotos feitas pela Cassini também estivessem imagens da Terra, colhidas de um bilhão de quilômetros de distância, além da Lua, Marte e Vênus
Registro de Saturno feito pela Sonda Cassini com Terra, Lua, Vênus e Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI )
Além disso, estão presentes 809 estrelas em segundo plano. Ao todo, identificam-se sete satélites do planeta (Mimas, Pandora, Encélado, Tétis, Prometeu, Epimeteu e Jano), numa imagem que se estende por mais de 650 mil km de diâmetro, a uma distância de 1,2 milhão de km de Saturno. 
Saturno com seus anéis, suas luas e planetas em volta (Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI)
Carolyn Porco descreve o que mostram as imagens e também comenta o significado do evento de 19 de julho: "Há quatro meses, nossas câmeras na Cassini foram comandadas para executar uma sequência de imagens rotineiras. No dia 19 de julho, uma série de imagens enquadrando Saturno, seu inteiro sistema de anéis e luas foi capturada enquanto a sonda estava posicionada em uma sombra criada pelo eclipse do sol sobre o planeta. Outra intenção da ocasião era capturar a imagem de nosso próprio planeta - minúsculo, remoto, sozinho -, visto de um bilhão de quilômetros de distância. A análise detalhada das imagens nos permite ver algumas das luas mais importantes do planeta, como a brilhante Enceladus e Tethys, que tem um terço do tamanho da nossa. Do outro lado do planeta, na parte superior direita, está Mimas, uma lua crescente que deita sua sombra sobre parte do anel E.


Ao continuar explorando as imagens, é possível ver abaixo dos anéis principais, do lado direito, distante e perdido em meio à cena radiante, um pequeno pontinho azul flutuando em um mar de estrelas. Esta é a nossa casa, a Terra. E mais do que isso, a imagem daquele pontinho capta um momento, congelado no tempo, em que os habitantes do nosso planeta fizeram uma pausa de suas atividades normais para reconhecer a nossa existência. Espero que, no futuro, quando as pessoas olharem novamente para esta imagem, elas se lembrem do momento em que por mais inusitado que pareça, elas estavam lá, sabiam que estavam sendo 'fotografadas' e sorriram".

(*) Momento Verdadeiro com Agências