Turma da Mônica e Garfield raspam a cabeça em apoio às crianças com câncer.

Uma causa nobre! Personagens dos quadrinhos e de desenhos animados "rasparam a cabeça" para dar fôlego ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste sábado, 23. A informação é do jornal "O Estado de São Paulo.
De acordo com a publicação, elaborada pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), a campanha "Carequinhas contra o Câncer Infantil" quer apoiar pequenos que estão sendo tratados. A ideia também é fazer com que as pessoas troquem suas fotos de perfil nas redes sociais pela imagem de algum personagem careca.
(Foto/Divulgação)
O objetivo da campanha é alertar sobre a doença e mostrar que o tratamento não impede a criança de curtir a infância.

Sobre a doença: É configurado como câncer infantil um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células anormais. Enquanto nos adultos a doença afeta, em geral, as células do epitélio (que recobrem os diferentes órgãos), nas crianças são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação. 

A recomendação é procurar o médico caso a criança apresente perda de peso, manchas roxas pelo corpo sem ter se machucado, vômitos com dor de cabeça, perda de equilíbrio, caroço no corpo, febre sem causa identificada, dores nos ossos, crescimento do olho e anemia.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. O tratamento pode englobar a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. A cura é mais facilmente alcançada se os pequenos receberem o apoio de familiares e amigos. feito o diagnóstico, melhor. O tratamento pode englobar a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. A cura é mais facilmente alcançada se os pequenos receberem o apoio de familiares e amigos.

Fonte: Estadão