Madiba 'está em paz por ter recebido o adeus dos sul-africanos'.

Neste sábado, dia 14 de dezembro, parentes, amigos e autoridades sul-africanas prestaram uma homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid, na base aérea de Pretória, antes de o corpo ser levado para Qunu, onde será enterrado.

Na sexta-feira, 13, terceiro dia do velório de Mandela, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo altar onde estava o corpo, embora a impressão era que havia mais gente devido as filas quilométricas. Todos queriam passar ao lado do corpo do ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993 e símbolo da liberdade do país.
(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O porta-voz da família de Mandela, Themba Matanzima, disse que Madiba, como era chamado carinhosamente, certamente está em paz por ter recebido o adeus dos sul-africanos que tanto amou, se sacrificou e por quem estava preparado para dedicar sua vida.

O corpo está sendo transportado para Qunu, vilarejo onde Mandela nasceu, cresceu e vive seu clã. O enterro ocorrerá no domingo (15), em uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos.

Momento Verdadeiro | Com agências.