Biópsia líquida consegue encontrar o DNA do tumor no sangue.

Internacional: Dois estudos publicados nos Estados Unidos comprovaram a eficácia de uma técnica para detectar tumores através de exames de sangue. A chamada biópsia líquida consegue encontrar o DNA do tumor no sangue.

Segundo informou o Jornal Hoje, da TV Globo, a pesquisa ainda está em andamento, mas os estudos mostram que será possível descobrir um tumor bem pequeno, logo no início da doença. O tumor poderia ser identificado na fase em que métodos convencionais não conseguem enxergar. O monitoramento ficaria mais simples e rápido.


De acordo com a reportagem, a estratégia é baseada na análise de fragmentos de DNA que vazam dos tumores para a corrente sanguínea. Esses fragmentos funcionam como impressões digitais da doença, dos quais os cientistas podem retirar informações genéticas essenciais para entender o tumor e escolher a melhor forma de tratamento.
Duas pesquisadoras brasileiras, Suely Marie e Sueli Shinjo, participam do estudo. Seiscentos e quarenta pacientes com vários tipos de câncer fizeram os exames de sangue. A eficácia dos testes variou de 50% a 75%, dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença.
Fonte: JH (Globo).

Comentários