Motoristas de ônibus do Rio entram em greve nesta terça.

Rio de Janeiro - Motoristas e cobradores de ônibus entrarão em greve a partir da zero horas desta terça-feira (13). A paralisação acontecerá até a zero hora de quinta-feira (15), quando será realizada uma nova assembleia, às 16h, para discutir os rumos do movimento.

Atualização:
Rodoviários fazem greve no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira, foi realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mas os grevistas e o Rio Ônibus (sindicato que representa as 43 empresas de ônibus do Rio) não chegaram a um acordo. Após o encontro, o grupo saiu em passeata pelas ruas do Centro do Rio. O objetivo da reunião era negociar o aumento da categoria junto com o Rio Ônibus e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos (Sintraturb).

De acordo com o TRT, como o acordo não foi firmado, um processo foi ajuizado. O Sintraturb terá cinco dias corridos para apresentar à Justiça a defesa dos trabalhadores. Depois, o Rio Ônibus terá outros cinco dias para se posicionar sobre a defesa. Então, o Ministério Público do Trabalho (MPT) terá 48 horas para emitir um parecer. A partir disso, o processo será sorteado entre os desembargadores do TRT para que vá a julgamento. 

Durante a greve de ônibus:

Supervia: Empresa vai operar com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. Vale ressaltar que os trens começam a circular às 4h. Reforço na operação dos trens especiais – Partidas de Bangu, Campo Grande, Deodoro e Madureira. Prolongamento da operação no horário do pico da tarde: em função da demanda.

Operação metrô: Antecipação do início da operação no horário do pico da manhã em 60 minutos. Ou seja, a partir das 5h30, o Metrô Rio vai operar com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. Vale ressaltar que o metrô começa a circular às 5h. Prolongamento da operação no horário do pico da tarde: em função da demanda.


Operação barcas  - Antecipação da operação no horário do pico da manhã em 30 minutos, reduzindo o intervalo entre as embarcações: a partir das 6h30 com partidas Cocotá. Aumento da oferta de lugares (com partidas simultâneas e∕ou embarcações de maior capacidade). Extensão da operação no horário do pico da tarde: antecipação e prolongamento em 60 minutos - Partidas Praça XV.

Operação ônibus - Prioriza as ligações com outros modais (linhas de ônibus intermunicipais, trem, barcas e metrô). Prioriza circulação de linhas essenciais para o deslocamento da população em áreas não atendidas por outros modais de transportes. Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter.

Fonte: J. Extra.

Comentários