Richard Dawkins defende aborto de feto com síndrome de Down.

"Aborte e tente novamente. Seria imoral trazer a criança com Down para o mundo se você tem a escolha", afirmou o geneticista Richard Dawkins em sua conta na rede social, quando questionado por uma internauta se seria ético interromper a gravidez por causa da síndrome.

Richard Dawkins, que é um conceituado cientista, notório pelo estudo da evolução das espécies e por defender arduamente o ateísmo e combater teses com bases em doutrinas religiosas, como o criacionismo e o "design inteligente", causou bastante controvérsia após sua publicação no twitter. O biólogo defende que a mulher deve interromper a gravidez quando descobrir na gestação que seu filho é portador da síndrome de Down.


A declaração foi pivô de uma polêmica sobre aborto. A Associação Internacional da Síndrome de Down criticou a afirmação de Dawkins, e disse que a síndrome não é justificativa para a interrupção da gestação. "Pessoas com síndrome de Down podem e levam vidas completas e compensadoras, elas também trazem uma contribuição importante para a nossa sociedade. Nós não acreditamos que a síndrome de Down seja, em si, uma razão para o aborto, embora entendamos que as famílias devam tomar suas próprias decisões", afirmou a organização.

A Fundação Síndrome de Down foi mais dura nas críticas ao cientista. A instituição brasileira disse que Richard Dawkins deveria ser mais cauteloso ao fazer algumas declarações na internet, pois o assunto não tem caráter apenas científico, pois envolve outros temas como a família e a integração social do indivíduo que possui essa condição genética. "Ele deveria guardar opiniões pessoais para si e saber se comportar numa rede social com tanta visibilidade que é capaz de impactar a autoestima de milhões de pessoas ligadas diretamente a essas questões", disse o instituto.

O biólogo Richard Dawkins postou um pedido oficial de desculpas na página na fundação que recebe seu nome. "Obviamente, a escolha seria sua. A quem interessar possa, minha escolha seria de abortar o feto com síndrome de Down e, assumindo que você quer ter um bebê, tentaria de novo. Tendo a chance de fazer um aborto cedo ou deliberadamente trazer a criança com Down no mundo, eu acho que a escolha moral e sensata seria abortar. E, de fato, isso é o que a grande maioria das mulheres, nos Estados Unidos e especialmente na Europa, fazem. Eu pessoalmente iria além e diria que, se sua moral é baseada, como a minha é, no desejo de aumentar a soma de felicidade e reduzir o sofrimento, a decisão de deliberadamente dar à luz o bebê com Down, quando você tem a chance de abortar no começo da gravidez, pode realmente ser imoral do ponto de vista do próprio bem estar da criança. Concordo que essa opinião pessoal é controversa e precisa ser mais discutida, possivelmente para ser afastada. Em todo caso, você provavelmente estaria condenando a si mesmo como mãe (ou como um casal) a uma vida de cuidar de um adulto com necessidades de criança. Seu filho vai provavelmente ter uma expectativa de vida curta, mas, se ele viver mais que você, você provavelmente vai ter que se preocupar com quem irá cuidar dele depois que você se for. Não me admira que a maioria das pessoas escolha aborto quando têm essa opção. Dito isso, a escolha seria inteiramente sua e eu nunca sonharia em tentar impor minha visão em você ou em qualquer outra pessoa", concluiu Dawkins. (Com informações do SRZD).


Curta a página do Momento Verdadeiro no  Facebook e Twitter.

Comentários

  1. Esses cientistas sao todos loucos,uma pessoa com sindrome de down só vêm ao mundo com a permissão de Deus.Os cientistas tão indo muito longe,querendo ferir a moral de Deus e ir contra a Criação nós viemos do pó da Terra e não dos macacos como diz no livro de Gênesis.Esse cientista foi bem equivocado na sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo o livro de genesis, o mundo foi criado em 6 dias... louco é vc que acredita num livro desse!!

      Excluir
    2. Nos não viemos dos macacos nos somos macacos, se aprofunde mais no assunto sobre evoluçao garanto que voçe vai entender melhor.
      A opinião dele é dele eu particularmente não teria coragem, encararia os fatos mas se pudesse fazer algum teste antes podendo tirar está possibilidade com certeza faria cientistas não são loucos não se preocupe.

      Excluir
    3. esse kra é muito engraçado, muito religioso o é! é a opinião dele seu imbecil, vai cuidar de sua alma!

      Excluir
  2. ISSO ME LEMBRA O FAMOSO "'ABISMO DE TAIGUETO"" DA TÃO FAMOSA : EDUCAÇÃO ESPARTANA.!!!!!
    ISSO É NOJENTO!!!!!!! AONDE VAMOS PARAR COM ESTA DESUMANIDADE? PORQUE SE ÀS AUTORIDADES PERMITIREM ISSO, O ABORTO, SERÁ O MAIOR CRIME CONTRA A HUMANIDADE QUE JÁ EXISTIU!!! AMADOS CRISTÃOS, É NOSSO DEVER PERPÉTUO: NÃO PERMITIR QUE O ABORTO JAMAIS SEJA APROVADO E SANCIONADO NO CONGRESSO NACIONAL. LEVANTEMO-NOS SEMPRE CONTRA O ABORTO!!!!! EXIJAMOS PELAS LEIS DE DEUS E DOS HOMENS ,À PERPÉTUA PROIBIÇÃO DO ABORTO NO BRASIL E EM TODO O PLANETA TERRA!!!!!!!!!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solução simples, se o feto é portador da sindrome, doa a criança para voce criar...
      O cientista está certo...
      Hoje voce está ai todo cheio de moral falando em Deus... Lembre-se que foi a ciencia que acabou com a seleção natural da espécie humana, por isso, tem no mundo pelo menos 4 bilhoes de pessoas a mais que NAO ESTARIAM vivas se nao fosse a ciencia. e a ciencia é a única saida para restaurar o modelo inicial, Em um futuro proximo, NAO VAI ter como sustentar toda essa gente com os recursos naturais do planeta..

      Excluir
    2. Leu "Inferno" - Dan Brown...

      Excluir
    3. O que é humanidade? o conceito que diz que vc é tão humano quanto um serial killer não nos parece um conceito injusto? Esse conceito que diz que você é igual ao individuo que estuprou e e matou asfixiada sua filha de 9 anos não lhe parece imoral?

      Pior ainda: a sociedade que garante muito mais a este individuo os direitos proporcionais aos seus atos que nossos direitos mais básicos não lhe parece imoral e injusto?

      Então quem é você para vir falar de humanidade se também sabe que este é um conceito falho?

      Nenhum direito é absoluto, isso mesmo, a vida não é um direito absoluto nem é colocado como o mais importante. Se a vida de uma pessoa se opõe aos direitos de outrem, é possível que este seja deixado de lado e priorizado os direitos dos demais.

      Um down não é uma propriedade para que a mãe faça dele o que quiser, mas é uma potencial restrição de liberdades e direitos individuais de um casal que só eles podem reivindicar e cabe à sociedade respeitar o caso especifico não como regra mas como liberdade de escolha.

      Ambos que se resolvam com sua fé, e se Deus achar ruim, que ele primeiro desça, resolva as merdas de injustiças que existe nesse mundo pra primeiro falar alguma coisa de alguém. Quando Deus resolver o problema de fome no mundo ai sim ele terá alguma moral pra vim aqui dizer o que um ou outro pode ou não fazer em nome de justiça, moral e etc...

      Excluir
  3. Esse religiosos são mesmo malucos. Falam de uma entidade que dominaria o mundo, toda-poderosa, mas que é incapaz de prevenir tantas guerras, doenças e outros males. Dizem os reliigiosos que existe o livre arbítrio. Se ele existe, por que então os casais não podem optar pelo aborto? ABORTO LIVRE! Fim dos religiosos dando palpite sobre a vida pessoal dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com a opinião do cientista, mas é apenas a opinião dele, tem o seu direito. Agora ser contra a legalização do aborto é uma burrice sem tamanho, porque sendo legal ou não eles acontecem e põe em risco a vida da mulher quando é feito de qualquer jeito e em qualquer lugar (e esse risco seria evitado caso fosse legalizado). Quem estuda história sabe que até freiras cometem abortos, vcs religiosos são uns hipócritas, no mundinho de vcs tb existe aborto, com certeza, pois com tanto moralismo, uma jovem não pode aparecer para seus pais com uma gravidez antes de se casarem, então abortam sem vcs nem sabere, óbvio... Hipócritas!

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo o aborto de uma forma diferente. Concordo com ele, mas não só em relação a sindrome de down, mas em relação a qualquer ser humano. Deve ser opção da mulher ter o direito de fazer o aborto. Claro que eu não iria querer que a minha (se tivesse haha) fizesse. Mas ainda assim, seria uma decisão dela.

    Os religiosos devem começar a separar as coisas. Eu entendo sua fé, seu direito, mas nem todo mundo pensa igual e nem todos devem ter a vida pautada pelo seu pensamento religioso. Existem pessoas que não compartilham do mesmo pensamento que você e estas devem ter isonomia e direito de escolha tal como qualquer cidadão no mundo.

    Se não concorda com o aborto, seja de criança com sindrome de down, seja com qualquer tipo de criança, simplesmente não faça. Não é justo você querer decidir a vida das outras pessoas. É o mesmo que eu entrar dentro da sua casa e começar a escolher o que você deve fazer ou não, mesmo que você seja contra. Não é justo, certo?

    Lembrando: Nem todos tem sua religião, seu Deus, seus princípios e valores como verdadeiros. É um direito nosso, como você pode também discordar do meu pensamento. Mas o que não pode acontecer é a imposição, como de certa forma acontece nessa situação do aborto, no da eutanásia e etc. Em um Estado que se diz laico, isso é inaceitável.

    ResponderExcluir
  6. Nao concordo e nem discordo, muito pelo contrario
    vai tomar no cu você que é religioso, vai tomar no cu você que é ateu tambem
    vai tomar no cu todo mundo

    bella (8090-7878) melhor puta da regiao galera vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre e miseravel o Homem que não conhece Jesus Cristo; o filho de Deus:Que tem poder para dar vida e tirar a vida e tambem trasformar um corpo conrompido em incorompido.Isso não é pra todos,´so pra quem ele se agrada e o faz conhecer.

      Excluir
  7. A mãe tem o fireito de escolher sr aborta ou não, simples assim. Afinal é ela que terá que arcar com a consequência de sua escolha.

    ResponderExcluir
  8. Religiosos ignorantes. Crentelhos, vivam suas vidinhas, temam a ira de seu Deus e parem de tentar impor sua crendices, misticismos e mitologias.

    ResponderExcluir
  9. Richard Dawkins é o cara! A quem perguntou, obviamente ele já leu o inferno de Dante.

    ResponderExcluir
  10. eis o problema dos ateus, eles não reconhecem a dimensão sagrada da vida humana.....pra eles o ser humano não passa de um aglomerado de celulas com suas reações quimicas, .... nada mais,.............. é muito triste que eles tenham uma visão tão estreita da existencia.....

    ResponderExcluir
  11. so vendo a briga religiosa que ta dando nos comentarios...

    ResponderExcluir
  12. Ora, R. Dawkins está mais que certo. Quem quer receber assim um filho no mundo que o receba, quem o não quer pois que não o receba. Isso, essa forma de ser e de pensar é a base da nossa livre escolha, da nossa liberdade. Crenças religiosas se querem levar para o lado da desumanidade e do crime lhes temos de dizer que eles enquanto organização religiosa em sua história foram e seguem sendo mais criminosos que a Máfia e que os Nazis juntos. Aliás, cristianismo é muito de nazismo. Hitler se apoiou nele e dele copiou seus rituais e práticas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.