Escoceses decidem hoje se querem independência.


Internacional - Cerca de 4,3 milhões de escoceses decidem nesta quinta-feira (18) em referendo se querem permanecer no Reino Unido ou voltar a ser independentes, colocando fim a uma união política de 307 anos. As zonas eleitorais estão abertas até as 22h, e os resultados serão conhecidos amanhã.

A bandeira do Reino Unido pode mudar se a Escócia decidir pela independência. A mudança deve acontecer porque além de representar o Reino Unido, a bandeira tem sua imagem presente em outros símbolos de países ligados à família real britânica, como as bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia.

Segundo informações do portal de notícias da Globo (G1), a bandeira do Reino Unido, que existe desde 1801, é composta por três bandeiras de santos que representam três países: São Jorge (Inglaterra), que tem fundo branco e cruz em vermelho; Santo André (Escócia), com fundo azul e um "X" branco; e São Patrício (Irlanda), que é branca e tem um "X" em vermelho.

>> Obama nega uso de forças militares em combates terrestres.

Caso a Escócia deixe de pertencer ao Reino Unido, a bandeira perderia a cor azul e poderia ser modificada para contemplar as cores do País de Gales, que também pertence ao Reino Unido, mas não está representado na Union Jack.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Comentários