Lula mobiliza sindicatos e discursa em defesa da Petrobras e de Dilma.


Parece que o empate técnico entre Dilma e Marina está mexendo com muita gente. Vestindo o uniforme laranja da Petrobras, o ex-presidente Lula foi acompanhado de milhares de sindicalistas, nesta segunda-feira, 15, em um abraço simbólico no prédio da companhia de petróleo. 

O ato foi a última parte do ato convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), com participação de integrantes de CUT, CTB, UGT e CSB, e mobilizou as bases para defender a estatal e a reeleição de Dilma Rousseff. Com bandeiras vermelhas e gritos de ordem contra a candidata Marina Silva, em empate técnico com Dilma, cerca de 6.000 sindicalistas e estudantes participaram do comício, segundo os organizadores e a polícia.

"Quem está contra o pré-sal é contra o futuro", disse o ex-presidente e ex-líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva no ato em frente ao edifício da Petrobras. "O petróleo é o passaporte do futuro deste país", afirmou. Com aproximadamente 80.000 funcionários, a Petrobras conta com investimentos equivalentes a 13% do PIB brasileiro, de acordo com os sindicatos petroleiros. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente as posições defendidas para o setor de petróleo pelos adversários da presidenta Dilma Rousseff nestas eleições. Sem citar nomes de candidatos ou partidos, Lula disse que, se dependesse da vontade dos adversários do governo do PT, “a riqueza do pré-sal não seria do povo brasileiro”.

Marina Silva, candidata do PSB, que defende o desenvolvimento de energias renováveis, afirmou que, caso vença a eleição, não dará prioridade à exploração do pré-sal. Atualmente, meio milhão de barris diários (b/d) são extraídos do pré-sal, com o qual a Petrobras espera duplicar sua produção de petróleo bruto para mais de 4 milhões de b/d em 2020, transformando o Brasil em um exportador. Lula lembrou que, quando o pré-sal foi descoberto, dizia-se que a Petrobras não teria a tecnologia necessária para explorar petróleo a mais de 7 km de profundidade. "Em oito anos tiramos mais petróleo do pré-sal do que em 31 anos", ressaltou.

Os sindicalistas encerraram o comício cantando o hino nacional. Para muitos participantes, o governo está fazendo do pré-sal uma importante fonte de recursos sociais. O ato destacou a lei aprovada por Dilma após as manifestações de junho de 2013 que destina parte dos lucros do pré-sal para os setores de educação e saúde. Lula saiu em defesa dos funcionários da Petrobras, que tem sido tema recorrente da campanha eleitoral após acusações de maus negócios e de pagamentos de subornos através da empresa que teriam beneficiado o PT.

Lula falou da “desfaçatez” com que a oposição pede hoje a “salvação” da estatal: “Vocês estão lembrados que, no governo deles, venderam praticamente 62% das ações das Petrobras em oito anos. Na verdade, o que eles queriam era entregar a Petrobras. Graças a Deus, os trabalhadores, o movimento sindical, o movimento social e os partidos de esquerda se mobilizaram e não deixaram fazer”, disse.

>> Dilma é contra a independência do Banco Central.

"Não tenho vergonha desta camisa, que deve orgulhar os trabalhadores e o povo brasileiro pelo que a Petrobras significa para país", disse Lula em referência às denúncias. "Se houve erros, tem que investigar. Se for culpado, tem que ir para a cadeia", completou. 

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Com informações da revista Exame

Comentários

  1. O Lula tá se borrando de medo de seu partido sair do governo, parece mesmo um cachorro velho de um só dente agarrado ao osso para não perdê-lo.

    ResponderExcluir
  2. A Petrobras significa muito para a país e em particular para Lula que colocou Paulo Roberto Costa como diretor para arrombar os cofres da estatal. É muita cara-de-pau posar de defensor da Petrobras. Cinismo sem limite e ainda vem com esse papo "SE for culpado tem de ir pra cadeia" Ele ainda tem muitas dúvidas sobre a culpabilidade do seu homem de confiança na estatal. Num país sério, quem estaria na cadeia era ele, o Lula.

    ResponderExcluir
  3. Essas pessoas esqueceram fácil de quem se trata. O sr Luíz Inácio foi simplesmente o melhor presidente da História desse país. Mesmo que percamos, 2018 VOLTA LULA !!!

    ResponderExcluir
  4. Você quis dizer o presidente mais corrupto da história deste país? Nisso eu concordo.

    ResponderExcluir
  5. Você quis dizer o presidente mais corrupto da história deste país? Concordo.

    ResponderExcluir
  6. Analfabeto,,esse Lula, sai Dilma e leva o PT,.junto.

    ResponderExcluir
  7. Sugaram a Petrobras e agora querem chupar o Pré o Sal a canudinho!, Pobre miserável povo brasileiro, ainda tem quem acredita neles! Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  8. Mobilizou os Sindicatos de Ladroes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.