Cinco dicas para evitar o estresse nas compras de fim de ano.


Natal é época de alegria, reuniões familiares e, claro, muitos presentes. É praticamente impossível se manter alheio ao carnaval de produtos e ofertas que as lojas oferecem nessa época do ano – a menos que você se enterre em uma gruta e só volte no meio de janeiro. Assim, é importante realizar um planejamento financeiro para as compras de fim ano, com o intuito de evitar que a alegria de dezembro se transforme em um grande número vermelho no extrato bancário em janeiro.

Não estamos dizendo para você ser “mão-de-vaca” na hora de comprar os presentes natalinos, mas um bom planejamento é bom para qualquer pessoa. A seguir, separamos algumas dicas para economizar nas compras de fim ano.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

1 – Vá sozinho

Sair para as compras de Natal em grandes grupos é uma armadilha certeira para se enveredar em compras homéricas onde cada um acaba com dois, três presentes. Levar as crianças, então, é terror na certa: cada vitrine será um “eu quero”, um “me dá” e um pequeno escândalo diante do possível “não”. Além disso, os shoppings costumam ficar abarrotados nessas épocas do ano, e andar em grandes grupos pode tornar a tarefa um tanto quanto estressante.

2 – Lembre-se: o mês seguinte é janeiro

Janeiro é o popular mês do “acerto” de contas: reajustes de contas, matrícula e compra de material escolar, pagamento de impostos, IPVA, etc. É um mês onde as suas despesas podem dobrar e até triplicar, e é por isso que um planejamento financeiro na hora de comprar os presentes natalinos é importante. Você precisa saber se, no mês seguinte, conseguirá honrar com todos os compromissos, sob pena de iniciar o ano seguinte com grandes dívidas para resolver nos próximos 12 meses.

3 – Cuidado com o cartão de crédito

No desespero de garantir um presente para cada amigo e familiar, muitas pessoas, sem o devido planejamento, acabam usando e abusando dos cartões de crédito, que são linhas de crédito com os maiores juros do mercado. O ideal é pagar as compras natalinas à vista; se não houver essa possibilidade, use o cartão de crédito com sabedoria para não se enrolar em dívidas no ano que irá começar.

4 – Compre com antecedência 

O momento ideal para comprar os presentes de Natal é antes das lojas e shoppings começarem a ferver. Escolher um bom momento em meados de novembro pode ser o momento perfeito para encontrar lojas vazias e com as já tradicionais promoções de fim de ano. 

5 – Filas? Lojas cheias? Compre online

Se puder, realize as compras online: a grande maioria dos varejistas costuma oferecer frete gratuito nessa época do ano, o que representa comodidade e, na maioria das vezes, preços mais baixos. Além disso, existem inúmeros sites cuja função é comparar preços do mesmo produto em diferentes lojas, o que pode significar uma baita economia na hora de comprar os presentes natalinos. Optando por comprar online, você garante ter o menor preço, não precisa enfrentar filas, lojas e shoppings abarrotados e ainda recebe tudo em casa – e embrulhado!

Artigo enviado com exclusividade pela equipe do site de Finanças Pessoais: Emprestimo.org

Comentários