Facebook é acusado de violar a privacidade de usuários.


Internet - A rede social criada por Mark Zuckerberg, mais conhecida como Facebook, responderá judicialmente  por violar a privacidade dos usuários e interceptar as mensagens trocadas entre eles com a perspectiva de lucrar com anúncios publicitários. Segundo noticiou o portal do jornalista Sidney Rezende, o juiz americano Phyllis Hamilton, de Oakland, Califórnia, negou nesta terça-feira, 23, alguns itens da acusação, mas não vai arquivar o processo.

Advogados do Facebook disseram que a rede social realiza escaneamento das informações trocadas pelos internautas conforme o previsto no Ato de Privacidade em Comunicação Eletrônica. A ação seria então permitida desde que ligada aos interesses econômicos de uma companhia, cita o site SRZD.

Para o juiz, o Facebook "não explicou de forma satisfatória como a acusação pode ser caracterizada como parte da natureza do seu negócio".

A ação coletiva foi registrada em 2013 por pessoas que se sentiram prejudicadas. De acordo com a acusação, o Facebook rastreava as "curtidas" dos internautas nas páginas do site e direcionava propaganda conforme as preferências deles. Os promotores afirmam que a prática viola a lei federal e da Califórnia, no entanto, a companhia argumenta que não usa a estratégia desde 2012. Com informações do site SRZD.