Lei Seca terá blitz até de dia.

Operação Lei Seca - No Estado do Rio de Janeiro, agentes vão intensificar as ações durante o período de festas de fim de ano. Haverá blitz nas ruas do Rio e também no interior fluminense a partir da véspera de Natal. Entre os dias 24 e 28 e de 31 a 4 de janeiro, todo o efetivo estará distribuído em blitzes e campanhas educativas. Passado o réveillon, estão previstos esquemas especiais durante o dia, inclusive de manhã e na saída das praias.

De acordo com o tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Operação Lei Seca, o período de Natal e Ano Novo é crítico, historicamente, em relação aos acidentes de trânsito, ficando atrás apenas do carnaval. "Todos estão felizes e querem comemorar. Mas é importante que se preocupem com a segurança" — alerta o tenente-coronel: — As operações acontecerão, principalmente, à noite. Mas, com a chegada do verão, também teremos esquemas especiais para o dia.


Este ano, em função dos feriados de Natal e Ano Novo serem mais extensos, as operações vão durar mais dias do que no mesmo período de 2013, quando o esquema especial foi realizado apenas em 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Por isso, também aumentou o número de agentes nas ruas este ano: de 250 (quantitativo do ano passado) para 450. Ao todo, estão programadas 134 operações, sendo 67 no período de Natal e a outra metade no réveillon.

A primeira vez em que uma blitz da Operação Lei Seca aconteceu durante o dia foi no carnaval de 2010, no Flamengo, na saída de blocos como o Cordão da Bola Preta. Nos próximos dias, ações sociais em prol da consciência no trânsito, com a participação de cadeirantes e a distribuição de panfletos, adesivos e ventarolas, vão acontecer em pontos estratégicos da cidade. Entre eles, aeroportos, rodoviária e até locais turísticos como Praia de Copacabana, Lagoa Rodrigo de Freitas e Lapa. Com informações do Extra.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .