Simpsons completam bodas de prata na TV: 25 anos de loucuras.


Nesta quarta-feira, 17, foi a comemoração dos 25 anos do primeiro episódio da animação mais louca e crítica que poderia existir, Os Simpsons, nos Estados Unidos. A série animada foi criada em 1989 por Matt Groening.

Nada foi deixado ao acaso nesta série que se tornou um sucesso mundial. Por exemplo, o fato de os personagens serem amarelos tem a ver, segundo o criador, com o fato de ficarem na retina do telespectador na hora de fazer zapping.

Também o nome da cidade onde moram os personagens tem uma explicação: "Percebi que Springfield é um dos nomes de cidade mais comuns nos Estados Unidos. Antevendo o sucesso do programa, pensei: isso vai ser bom porque todos vão pensar que é a sua Springfield. E pensam mesmo",contou. Já os nomes dos personagens tiveram inspiração na família do próprio Matt Groening.

Primeira imagem de Os Simpsons
Quem não conhece Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, que ao longo desses anos correm e se espremem em um sofá marrom diante da velha TV, abrindo mais um episódio das estripulias dessa família desequilibrada. E pensar que essa louca família foi criada para ser uma série de curtas exibidos no programa The Tracey Ullman Show, mas o sucesso foi tamanho que a família amarela e desajustada ganhou o próprio show. O  primeiro episódio foi intitulado "Simpsons Roasting on an Open Fire", também conhecido por "The Simpsons Christmas Special".

Os Simpsons e as celebridades
Ao longo dos anos o seriado recebeu participações especiais de músicos, atores, políticos e outras personalidades como: os agentes Danna Scully e Fox Mulder, de Arquivo X, Stanley Kubrick, Bill Clinton, Tony Blair, J. K. Rowling, Blink 182, Elvis Costello, Tom Petty, Keith Richards, Mick Jagger, Lenny Kravitz, Ringo Starr, Bette Midler, James Brown, Red Hot Chili Peppers, Paul McCartney e a esposa Linda, Sting, U2, White Stripes, The Who, Lucy Lawless (a Xena da série de TV), Alec Baldwin, Elton John, Green Day, Brooke Shields, Coldplay, Dustin Hoffman, Kiefer Sutherland, George Harrison, Mel Gibson, Michael Jackson, Lady Gaga, Mark Hamill, Britney Spears, Aerosmith, Ramones, Metallica, Queen, Leonard Nimoy, Stan Lee, R.E.M., Smashing Pumpkins, Stephen Hawking, Tom Hanks e Stephen King. Muitos nomes ficaram fora da lista, como a destacável participação de Johnny Cash, que deu voz a um coiote que se torna guia espiritual de Homer quando ele entra em um estado de alucinação.

Os Simpsons tiram sarro de tudo, inclusive deles mesmos. Toda Springfield é uma grande sátira da cultura norte-americana, jogada no rosto de todo a população do país que assiste ao seriado. A sátira, é claro, não fica contida por lá e espalhou-se pelo mundo. As famosas viagens de Homer e companhia são um prato cheio para a abordagem "simpsonizada" de todas as culturas do mundo e isso significa apelar para preconceitos, caçoar das tradições e, claro, tirar o máximo de sarro possível por minuto - com inteligência, é claro. Os episódios no Brasil, como era de se esperar, pegaram pesado e colocaram macacos trombadinhas nas ruas do Rio de Janeiro e outras peculiares escolhas dos roteiristas para caracterizarem a cultura brasileira, inclusive o apreço do brasileiro por futebol. Mas piada é piada, não é mesmo?

Curta nossa página no Facebook | Siga o Momento Verdadeiro no Twitter .

A evolução dos Simpsons e as "Zoeiras": (Imagens retiradas da internet)


Fontes: A Bola/ AE

Comentários