O mundo secreto dos bebês: "Bebês não temem nenhum tipo de bicho".

Televisão - O Fantástico, da TV Globo, exibiu mais um episódio da série "O mundo secreto dos bebês". O primeiro episódio mostrou que os bebês têm facilidade para nadar debaixo d’água por causa de um reflexo que aos poucos vai sendo perdido. Também mostrou que a visão deles é um tanto borrada, por isso as cores fortes fazem tanto sucesso. O ouvido já vem programado para reconhecer a voz da mamãe e dormir sem problemas no meio do barulho.

Neste domingo, dia 18 de janeiro, o Fantástico trouxe mais detalhes sobre o Mundo Secreto dos Bebês. "Tocar, comer, engatinhar e depois andar. Todo esse desenvolvimento físico requer um esqueleto cada vez mais firme. Sabia que quando os bebês nascem eles têm cerca de 70 ossos a mais do que os adultos? Com o tempo, alguns desses ossos se fundem, como no crânio. Placas separadas ficam sobrepostas para permitir que a cabeça passe pelo canal vaginal na hora do parto. Já em outras partes do corpo, surgem ossos completamente novos. Os ossos do pulso e do tornozelo vão ficando visíveis à medida em que ganham rigidez. Talvez isso seja novidade para você: os bebês não vêm com patelas, aqueles ossos do joelho. É só olhar no raio-X. Só depois dos dois anos, quando a arte de andar sem cair o tempo todo é finalmente dominada, é que a cartilagem do joelho vira osso.
E não é força de expressão, não. Os bebês crescem muito rápido: com apenas dois anos, atingem metade da altura que terão na vida adulta. Se mantivéssemos esse ritmo, aos 30 anos seriamos todos gigantes. O peso triplica nos primeiros 12 meses, e todo esse crescimento exige uma enorme quantidade de energia. Por isso um alimento especifico é tão fundamental: leite. Sua gordura é essencial para proteger as conexões no cérebro, como a borracha que envolve os fios elétricos", mostrou o Fantástico.

Quanto mais bagunça o bebê faz, mais rápido ele aprende...
Divulgação| Fantástico/TV Globo.
Segundo a reportagem, com apenas seis meses, os bebes já precisam de um terço das calorias necessárias na vida adulta. É hora de partir para comida de verdade. Os pequenos começam com uma preferência por doces, alimentos ricos em energia. Nascem com aversão a qualquer coisa que seja amarga, e vão sempre preferir o que a mamãe comia enquanto estava grávida. Mas "não vai demorar muito e eles vão botar qualquer coisa na boca, comestível ou não. Hora de tirar do caminho objetos que possam causar transtornos, porque esses geralmente são os mais atraentes. E atenção se você tem loucura por limpeza e faz questão de controlar a confusão na hora da papinha: cientistas acabam de descobrir que, quanto mais bagunça o bebê faz na hora de comer, mais rápido ele aprende a se virar sozinho".

Bebês não temem nenhum tipo de bicho
Divulgação| Fantástico/TV Globo.
Existe um mundo a ser desbravado, e essa fase é especialmente perigosa. Como saber se algo pode ou não ser tocado? Nem sempre dá para aprender com a tentativa e o erro: bichos peçonhentos, rastejantes ou mesmo nojentos não assustam o bebê. Os bebês não temem nenhum tipo de bicho. Aprendem com a experiência e também com o que dizemos para eles. Difícil é vencer a tentação de querer tocar o que está fora do alcance.Perto dos nove meses, esse instinto quase incontrolável faz com que os bebês tirem o bumbum do chão. Geralmente eles aprendem tudo por imitação, mas não é lá muito comum ver um adulto engatinhando por ai. É por isso que, no começo, cada um desenvolve seu estilo próprio. Aliás, cada bebê tem sua hora para sentar, engatinhar e andar. Com músculos e ossos cada vez mais firmes, tudo o que eles querem é ficar de pé. E depois dos primeiros passinhos não tem mais volta. 
Divulgação| Fantástico/TV Globo.
Em um centro de estudos da ortopedia em Oxford, na Inglaterra, cientistas usam o que há de mais moderno para entender como aprendemos a andar. Sensores especiais mostraram que aquele discreto balançar que mais lembra o andar de quem bebeu demais é, na verdade, uma forma de manter o equilíbrio. Em pouco tempo, eles vão ganhar técnica e velocidade. Mas para sobreviver no mundo adulto, falta ainda dominar uma habilidade primordial: a comunicação. "Assunto que vai ficar para o domingo que vem, no último episódio do Mundo Secreto dos Bebês". Veja a íntegra da reportagem no site do Fantástico, aqui.
   
Fonte: Fantástico