Governo sofre derrota com vitória de Eduardo Cunha na Câmara.


Com a derrota de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os cargos mais importantes indicados pelo partido ficaram para dois partidos aliados, o PR e o PSD. Mesmo tendo o maior número de deputados federais, o PT ficou de fora da mesa diretora da Câmara dos Deputados na eleição deste domingo após a derrota.

Com 69 deputados, o PT foi derrotado no primeiro turno contra o peemedebista, que alcançou 267 votos na Casa. Como Cunha montou um bloco com 14 partidos, conseguiu ficar com a primeira vice-presidência, que cedeu ao PP e a primeira secretaria, que passou para o PRB. Pelo critério de proporcionalidade, o bloco do PT pôde indicar o segundo vice-presidente, mas cedeu para o segundo maior partido aliado, o PR. Entretanto, o nome indicado pelo grupo, Lúcio Vale (PR-PA), acabou derrotado por uma candidatura avulsa de um deputado da legenda, Giacobo (PR-PR), que participou de encontros com Eduardo Cunha.

Outro posto do bloco ficou com Felipe Bornier (PSD-RJ), eleito para segundo secretário. A vaga de suplente de secretário também ficou com um deputado do PSD, Ricardo Izar (SP), que participou de uma disputa acirrada com outros três candidatos. Deputados que pleiteavam a vaga chegaram a distribuir santinhos no Plenário. Além da primeira vice-presidência, o bloco de Cunha ficou com a primeira-secretaria, quarta secretaria e duas vagas de suplente de secretario.

Mara Gabrilli (PSDB-SP) ficou com a terceira secretaria. Tetraplégica, a deputada foi uma grande defensora de obras de acessibilidade no plenário, que ficaram prontas no ano passado. Antes, cadeirantes não tinham acesso às tribunas e à mesa onde são presididos os trabalhos.


Veja como ficou a mesa diretora da Câmara:

- Presidente : Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – 267 votos

- 1ª Vice-Presidência: Waldir Maranhão (PP-MA) - 428 votos

- 2ª Vice-Presidência: Giacobo (PR-PR) - 322 votos

- 1ª Secretaria: Beto Mansur (PRB-SP) - 436 votos

- 2ª Secretaria: Felipe Bornier (PSD-RJ) - 437 votos

- 3ª Secretaria: Mara Gabrilli (PSDB-SP) - 456 votos

- 4ª secretaria: Alex Canziani (PTB-PR) - 457 votos

- 1ª suplência: Mandetta (DEM-MS) - 424 votos

- 2ª suplência: Gilberto Nascimento (PSC-SP) - 382 votos

- 3ª suplência: Luiza Erundina (PSB-SP) - 372 votos

- 4ª suplência: Ricardo Izar (PSD-SP) - 187 votos

   

Fonte: Terra