Bebê morre após tomar dipirona em hospital.

Bebê de um ano e oito meses morre após tomar dipirona em hospital. Caso aconteceu no município de Campo Maior na manhã da última terça-feira (1º).

De acordo com a direção do Hospital Regional do município de Campo Maior, que fica a 78 km de Teresina, a criança chegou na unidade de saúde em estado febril, com quadro de vômitos, febre e diarreia.

O tio da vítima, Antônio Ibiapina, disse em entrevista ao "G1" que a criança chegou no hospital muito mal. Segundo ele, os médicos prescreveram soro fisiológico por conta da diarreia e dipirona para as dores que a paciente sentia. Minutos depois a criança passou mal e desmaiou.  "Não sabemos o que realmente aconteceu porque de repente, depois que ela tomou a medicação, ela passou mal. Foi muito triste. A mãe da criança e outro familiares estão em Teresina para acompanhar o corpo da bebê, que precisou passar por exames. Não podemos acusar ninguém porque ainda não se sabe o que aconteceu, mas depois do laudo teremos a resposta", contou o tio.

O delegado Laércio Evangelista, de Campo Maior, confirmou o caso e disse que as investigações sobre o que pode ter acontecido já estão em andamento. Ele contou ainda que familiares da criança já prestaram depoimento na delegacia da cidade e que o corpo foi encaminhado para Teresina para exame cadavérico. "Já solicitamos o exame no IML (Instituto Médico Legal) da capital para poder descobrir qual a real causa da morte da criança. Os familiares já prestaram depoimento, mas só depois de o laudo ficar pronto, é que podemos dizer qual a linha de investigação", contou.

Há suspeita de troca de medicamentos
Mãe chora a morte da filha ao lado do caixão (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
'Era para ser um dia de festa, mas está sendo de tristeza', disse Eliane Alves da Silva, de 28 anos, mãe de Sara Valentina Alves Nascimento, de um ano e oito meses. A criança falecida tem uma irmã que faz aniversário no mesmo dia. "Foi uma fatalidade, mas tem alguma coisa errada. Não quero acusar ninguém, mas a enfermeira que aplicou a medicação chegou a dizer que não tinha dipirona no hospital e logo depois veio com o remédio. Lá tinha alguns estagiários que ajudavam na separação dos remédios. E ainda uma senhora com uma criança também para ser medicada. Não sei, mas pode ser também que ela possa ter trocado as medicações", contou ao G1.

Segundo o Instituto Médico Legal, o laudo com a causa da morte da criança deverá sair em até 10 dias.

Resposta.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que passados 20 minutos após a medicação, a criança foi levada imediatamente para a sala de estabilização pela equipe médica que a atendeu, onde teve todo o acompanhamento médico de cardiologia e da direção do hospital.

Leia também:
Pesquisa mostra que tirar uma 'sesta' após o almoço pode reduzir risco de enfarte.


A diretoria informou que não houve dosagem errada da medicação e que a vítima não apresentou sinais de que tinha alergia ao medicamento. Por medidas de segurança, no intuito de amparar a criança e os familiares, o corpo da criança foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina, para investigar as causas da morte.

Fonte: G1

Comentários