HGG recusa novos pacientes e culpa falta de repasses, diz jornal.

Campos dos Goytacazes - O Hospital Geral de Guarus (HGG) não recebeu novos pacientes nesta segunda-feira (19). A informação é do site 'Terceira Via'. Segundo o jornal, muitos que foram ao local não conseguiram ser atendidos e foram avisados da falta de vagas logo na porta da unidade. A informação foi passada pelos próprios pacientes e confirmada por uma profissional da saúde que trabalha na unidade. Segundo ela, o motivo é que faltam leitos, medicamentos e macas, já que o HGG estaria superlotado.

“Meu pai veio aqui porque está com a perna muito inchada e estamos com medo de uma infecção. Ele saiu de São Francisco de Itabapoana para buscar ajuda no HGG, mas não o atenderam. Os enfermeiros estavam na porta e avisaram para buscarmos ajuda em outra unidade, porque há risco de ele ter uma infecção na perna. Avisaram que não tem medicamentos, faltam camas, nem há macas disponíveis. Além da gente, várias outras pessoas que vieram em busca de ajuda também saíram sem atendimento. Os próprios enfermeiros estão insatisfeitos e revoltados”, disse a atendente comercial Kíssila Barbosa.

Ainda de acordo com o jornal 'Terceira Via', a informação foi confirmada por uma das funcionárias do HGG. Segundo ela, o motivo é a falta de repasse de verba do SUS para outras instituições de saúde da cidade, que não estão fazendo estes atendimentos. “Estão mandando muitos pacientes irem embora porque estamos superlotados. O que acontece é que muitos hospitais da cidade estão sem receber repasses da prefeitura e por isso não estão fazendo o atendimento aos pacientes do SUS. Todos nós sabemos disso. Um exemplo claro são os pacientes infartados. O correto é que nós façamos o atendimento inicial aqui no HGG e depois estes pacientes deveriam ser transferidos para a Santa Casa, que tem o suporte necessário para estes casos. Como a Santa Casa não está recebendo ninguém do SUS, nós ficamos com estas pessoas aqui ocupando mais leitos”, disse a funcionária, que não quis se identificar.

O Terceira Via informa ainda que entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes para saber o motivo pelo qual o HGG não está recebendo pacientes e ainda se há falta de repasse das verbas do SUS para unidades de saúde da cidade, porém, até o momento, a prefeitura não se pronunciou. 

Fonte: Terceira Via

Comentários