Após debate com Moro, senadores apresentam substitutivo a PL.

Gilmar Mendes defende atualização da Lei de Abuso de Autoridade.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Nobel de Medicina é concedido a pesquisadores dos EUA, do Japão e da China.


Os investigadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, foram contemplados com o Prêmio Nobel da Medicina, segundo comunicado da Academia Sueca.
Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infecções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

"As doenças provocadas por parasitas têm afetado a humanidade há milênios e constituem problema sanitário global. As doenças parasitárias afetam as populações das regiões mais pobres do mundo e representam grande barreira à melhoria da saúde e do bem-estar. Este ano, os ganhadores do Nobel desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das mais devastadoras doenças parasitárias", diz o comunicado.

Sobre Campbell e Omura, o Comitê Nobel realçou a descoberta do novo medicamento Avermectin, que tem permitido baixar significativamente a incidência da cegueira dos rios e a filariose linfática, também conhecida por elefantíase tropical, causada por vermes parasitas do tipo filarioidea.

Em relação a Youyou Tu, o comitê destacou a descoberta do Artemisinin, um medicamento que tem reduzido significativamente a taxa de mortalidade em pacientes que contraíram malária (também conhecida como paludismo). "As duas descobertas concederam à humanidade meios poderosos para combater essas doenças debilitadoras, que afetam anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. São imensas as consequências para a melhoria da saúde humana e para a redução do sofrimento", acrescenta a nota.

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura será anunciado quinta-feira (8) em Estocolmo pela academia.

Entre os candidatos ao título está a romancista e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievitch, cujo nome vem sendo cotado há vários anos para o prêmio, sendo a preferida dos meios literários.

O queniano Nugi wa Thiong´o, o norueguês Jon Fosse, o romeno Mircea Cartarescu e a norte-americana Joyce Carol Oates também são citados como favoritos.

O Prêmio Nobel da Paz será anunciado sexta-feira (9) e o de economia no dia 12.

Da Agência Lusa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do M.V News.

Recomendados para você.