"El Chapo" concedeu entrevista ao ator Sean Penn.

O traficante mais procurado do mundo está preso novamente. Joaquín "El Chapo" Guzmán foi recapturado na última sexta-feira, dia 08, como noticiou a "BBC". De acordo com autoridades mexicanas, encontros secretos com o  ator americano Sean Penn  ajudaram na operação.
Segundo a procuradora-geral Arely Gómez, um dos fatores que levaram à recaptura foi "a descoberta do desejo de  El Chapo de fazer um filme autobiográfico sobre sua vida". Ele teria entrado em contato com atrizes e produtores.

A revista Rolling Stone publicou uma entrevista dada por "El Chapo" ao ator Sean Penn. A atriz Kate del Castillo também participou da entrevista. Conhecida por seu papel na telenovela "La reina del sur", em janeiro de 2012 a mexicana afirmou que confiava mais em "El Chapo" que no governo de seu país.

Para poder realizar a entrevista, Penn relata como foi de Los Angeles, nos EUA, até uma cidade no México seguindo instruções do grupo de Guzmán. A revista não dá nomes aos lugares e mudou alguns nomes por segurança. Na longa entrevista, Guzmán, usando uma camisa azul estampada e com a barba bem feita, conta suas origens como traficante e explica sua visão do futuro do negócio da droga no mundo.

A entrevista.

Sean Penn - Qual é sua perspectiva para o negócio? Você acha que vai desaparecer ou crescer mais? 

El Chapo -  Não. Isso não vai terminar, com o passar do tempo somos cada vez mais pessoas. Isso nunca vai terminar. No dia em que eu deixar de existir, isso (vício em drogas) não vai diminuir nada.

Quando perguntado se se considera uma pessoa violenta, ele respondeu: "O que eu faço é me defender, nada mais. Procurar problemas? Nunca".

El Chapo também falou sobre sua responsabilidade no mercado mundial. "Se não houvesse consumo, não haveria venda. É verdade que o consumo, dia após dia, fica maior e maior. Então (a droga) vende e vende."

Esta foi a primeiro entrevista dada por "El Chapo" em sua vida. Ele não teve problemas ou modéstia para definir sua posição do tabuleiro mundial do narcotráfico. "Eu trafico mais heroína, metanfetaminas, cocaína e maconha que qualquer pessoa no mundo. Tenho uma frota de submarino, aviões, caminhões e botes", disse o líder do cartel de Sinaloa.

A revista acrescenta que Penn, del Castillo e "El Chapo" se encontraram mais de uma vez. O texto acompanhado por um vídeo da entrevista pode ser visto aqui.

Detalhes da fuga.

Na longa introdução da entrevista, Penn conta que, em 1989, "El Chapo" escavou sua primeira passagem subterrânea entre a fronteira dos EUA e México, que passava por Tijuana e ia até San Diego.

O ator diz que Guzmán enviou engenheiros à Alemanha em 2015 para que recebessem, durante três meses, um "extenso treinamento adicional" para poder manejar a água subterrânea da prisão. O objetivo era que conseguissem fazer um túnel em que uma moto com motor modificado, que funcionava com pouco oxigênio, circulasse, para que "El Chapo" pudesse "cair do buraco do chuveiro sobre o banco da moto e ir para sua viagem em direção à liberdade", escreveu o americano.

Foi isso que aconteceu no ano passado, quando ele fugiu de uma prisão de segurança máxima por um túnel de 1,5 km de extensão. Com informações da BBC.

Comentários