21 de abril – um resumo da história de Tiradentes.

21 de abril – Dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido como ‘Tiradentes’ porque era dentista, entretanto, nesta data, ele é lembrado em todo o Brasil por causa do seu engajamento em um movimento chamado “Inconfidência Mineira”.

Cabe ressaltar que a Inconfidência Mineira pretendia libertar o Brasil da corte Portuguesa, que cobrava altos impostos aos brasileiros. Para se ter ideia, eles deveriam entregar a quinta parte de seu minério (ouro). Os inconfidentes queriam estabelecer um governo republicano. Era um movimento de uma elite insatisfeita. Porém, antes que a conspiração se transformasse em revolução, em 15 de março de 1789, foi delatada aos portugueses por: Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito Malheiro do Lago e Inácio Correia de Pamplona. Segundo informações divulgadas pela enciclopédia Wikipédia, eles fizeram a delação em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda.

Resumindo, citando aquele provérbio que diz que “a corda arrebenta sempre do lado mais fraco”, foi exatamente o que aconteceu no dia 21 de abril de 1792. Após Tiradentes resolveu assumir toda responsabilidade pela “Inconfidência Mineira” inocentando seus companheiros, ele foi enforcado e esquartejado. Duzentos anos se passaram para o nome de Tiradentes ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

(Por Washington Luiz).

Comentários