Dilma aparece com faixa presidencial em comício de Jandira?

Dilma Rousseff aparece com faixa presidencial em comício de Jandira Feghali? Bom! Uma imagem da ex-presidente usando faixa presidencial ao lado da candidata à prefeitura do Rio de Janeiro tem sido compartilhada por muitos nas redes sociais. 

O texto diz que o Palácio do Planalto ajuizou ação de busca e apreensão da faixa presidencial. "O porta-voz do Palácio do Planalto informou que a Advocacia Geral da União ajuizou uma ação de busca e apreensão da faixa presidencial, mas que não logrou êxito, uma vez que Dilma está sem domicílio certo," diz um trecho do texto publicado em um site de humor e compartilhado nas redes sociais.

Para entender melhor está história, primeiro temos que deixar claro que a ex-presidente Dilma não se apropriou indevidamente da faixa presidencial, como algumas pessoas estão falando. No mês passado, foi realizado um levantamento no Planalto, depois do pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), para apurar o extravio de presentes dados aos presidentes e constatou-se que a faixa presidencial não estava depositada no cofre da Presidência como deveria. No dia 12 de agosto, a revista "Veja" noticiou que a faixa havia sumido. Porém, de acordo com a assessoria, o broche da faixa presidencial foi encontrado por um funcionário do Palácio do Planalto. Ainda de acordo com a assessoria do Planalto, além do broche, duas faixas presidenciais também foram encontradas. A matéria completa pode ser lida neste link.

Em relação a foto onde Dilma aparece com faixa presidencial em comício de Jandira? A explicação é óbvia: é montagem. 

Leia também:

Conclusão: Está história de que faixa presidencial reaparece com Dilma em atividade de campanha de Jandira é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários